Prefeito de Guarujá, visitou a obra histórica, que beneficiará mais de 13 mil moradores do Santo Antônio
Está em fase final a colocação de estacas na estação de controle e a escavação da galeria de águas pluviais da Rua Paulo Orlandi, no bairro Santo Antônio. O serviço que integra as obras de macrodrenagem do Rio Santo Amaro, que tem como objetivo a redução expressiva das enchentes no bairro. O prefeito esteve na obra, na última quinta-feira (9), para acompanhar o andamento dos serviços.
A galeria terá quatro metros de largura por 1,80 metro de altura. O projeto completo prevê a construção de três reservatórios controlados por comportas, reconstrução de canais, obras de drenagem, pavimentação, calçadas, guias e sarjetas. Os investimentos são de R$ 77,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Programa Avançar Cidades.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, acompanhou a visita e ressaltou que os trabalhos seguem nos outros dois piscinões. “Está sendo realizada a substituição do solo nos outros reservatórios. Isso precisa ser feito tanto no local onde será instalado o piscinão quanto em seu entorno, a fim de dar estabilidade”, afirmou .
O prefeito explica que a obra é ousada e envolve muita coragem. “Nosso maior objetivo é fazer com que as chuvas intensas não afetem mais o bairro. Para isso, estamos com a nossa atenção e sensibilidade voltadas para os cidadãos moradores do Santo Antônio”, afirma o chefe do Executivo.
O projeto
O conjunto de intervenções proposto para o local inclui ainda um sistema de proteção contra inundações, por meio da ampliação da capacidade dos canais e galerias existentes, associado a um sistema de proteção dos efeitos da maré.
De acordo com o projeto, os piscinões ficarão no final de cada canal, próximos ao Rio Santo Amaro, e entre eles haverá um dique de proteção. O primeiro, que será erguido na Rua Paulo Orlandi, será o menor, com volume útil de 7.078 m³, com três metros de altura.
source
Com informações do R7