“A escolha da cidade como sede para este evento ocorreu, principalmente, pelo grande número de atletas locais, em sua quase totalidade atletas de altíssimo nível”, revelou Ivan Brito, presidente da AIDA BRASIL, órgão nacional representante da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia – AIDA.
A competição será disputada nas categorias open masculina e feminina. “Teremos as provas disputadas nas modalidades apneia estática (STA) e apneia dinâmica com nadadeiras (DYNB)”, explica Carlos Tiozzo, instrutor profissional de apneia pela AIDA
Na apneia estática, vence aquele que permanecer o maior tempo em apneia. Já na dinâmica com nadadeiras, vence o que percorrer a maior distância, também em apneia, ou seja, com um só fôlego, sem o uso de equipamentos autônomos de oxigênio.
Entre os participantes inscritos, destaque para o recordista mundial de apneia e atual campeão brasileiro Ricardo Bahia. “Já temos inscritos uma atleta chilena e um atleta venezuelano, além é claro de atletas de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Paraná e por aí vai”, comemora Ivan.
Evento conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e Educação, e da Associação Ubatuba de Surf (AUS).
source
Com informações da Prefeitura de Ubatuba
Relacionado
source
Com informações do R7