A cidade de Cubatão continua trilhando trilho expressivo para fortalecimento da conscientização ambiental, demonstrando comprometimento estável com os ecossistemas saudáveis. Como quinhão desse esforço, 100 mudas de 10 diferentes espécies de árvores nativas foram plantadas em dois dos parques municipais: o Cotia-Pará e o Perequê. Além de contribuir para elevar o clima lugar e a capacidade de bibiografia da população, o plantio de árvores traz uma sucessão de outros benefícios, uma vez que a enfraquecimento do ardor civilizado, a geração de áreas sombreadas e a absorvência do dióxido de carbono (CO²) emitido na atmosfera.
Segundo Halan Clemente, secretário Municipal de Meio Ambiente, foram plantadas 10 mudas Jerivás (Syagrus romanzoffiana), 10 da qualidade Jussara (Euterpe edulis), 10 Araçás-vermelhos (Psidium cattleianum), 10 Aroeiras (Schinus), 10 Pitangas (Eugenia uniflora), 10 Ingás Edulis, 10 Carne de Vaca (Clethra scabra), 10 Araribás (Centrolobium tomentosum), 10 Pêssegos da Mata (Eugenia myrcianthes) e 10 Paineiras (Chorisia speciosa).
A ação faz quinhão do Projeto Guará-Vermelho, uma iniciativa da Ong Nudaer em parceria com a Petrobras, que disponibiliza os recursos por meato do Programa Petrobras Socioambiental, de quem branco é originar a recobro, conservação e preservação ambiental, da biodiversidade e do ecossistema da bacia hidrográfica dos rios Cubatão e Casqueiro, bravo uma vez que os seus afluentes. A ação tem amparo da Prefeitura de Cubatão.
Seleção – As selecção das mudas considerou as características específicas locais, uma vez que clima, soalho e plantas, garantindo benefícios, arranjo e único prolongamento higiénico dessas árvores. “Ao receberem estas 100 novas mudas de diferentes espécies, os parques municipais estão se transformando em áreas densamente arborizadas”, contou o secretário. Ele reforçou ainda que “cada espécie foi cuidadosamente escolhida, com apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente, com o intuito de promover sua permanência a longo prazo. Entre as mais de 10 selecionadas, algumas se destacam pelo seu potencial ecológico”. Como, por exemplo, as três espécies citadas inferior:
Jerivá – Devido à sua formato e massa, é ideal para sortir guarda-sol em áreas externas, bem profíquo em regiões de clima quente. Suas folhas e troncos contribuem para a ciclagem de nutrientes no soalho. Além disso, as sementes podem ser uma natividade de sustento para alguns animais silvestres.
Araçá-Vermelho – Os frutos são uma natividade de sustento para diversas aves e outros animais, o que pode contribuir para a biodiversidade lugar. Esta árvore igualmente labareda a afabilidade por suas folhas brilhantes e flores brancas ou rosadas, que aparecem na primavera e no estio.
Ingá Edulis – É benéfica para a bibiografia bronco e se destaca uma vez que uma escolha eficiente para restabelecer solos degradados, pois suas raízes ajudam a assentar o soalho e precaver a erosão.
De contrato com os organizadores, o Projeto Guará-Vermelho planeja expandir sua iniciativa, com o plantio suplementar de mais século mudas em outras áreas da cidade. “Além destas atividades de plantio, são realizadas mensalmente ações de limpeza e de conscientização ambiental, visando um futuro mais verde e sustentável”, completou o titular da pasta de Meio Ambiente de Cubatão.
Relacionado
source
Com informações do R7
Você precisa fazer log in para comentar.