Desde 2017, 11 unidades de educação infantil foram inauguradas, garantindo mais de 1,8 mil novas vagas na rede municipal de ensino  

 

A Prefeitura de Suzano, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, atende atualmente 3.618 crianças em 24 creches comunitárias. Desde 2017, 14 unidades de educação infantil foram inauguradas, garantindo mais 1.848 vagas na rede para suzanenses de quatro meses a três anos de idade, integrantes do G1 a G3.  

 

As creches comunitárias são importantes equipamentos para efetivação da política de educação infantil de forma centralizada e mais próxima de bairros com um grande contingente populacional. Nos últimos anos, a administração municipal fortaleceu o trabalho neste segmento e direcionou investimentos para firmar parcerias com entidades, que por meio de um chamamento público, recebem repasses financeiros para acolher os alunos e manter as unidades com qualidade e acima de tudo, respeito às crianças e seus familiares.   

 

Suzano conta com 48 creches, entre comunitárias e próprias da rede municipal de ensino, que atendem a mais de 6 mil crianças de forma integral ou em meio período. Em pouco mais de cinco anos e sete meses, as famílias foram contempladas com 11 novas unidades conveniadas, localizadas no Jardim Suzano (rua João Augusto, 209 – Jardim Suzano); na região central da cidade (rua Campos Salles, 151 – Centro); no Jardim São José (rua Jamaica, 156 – Jardim São José); no Sesc (rua Agnaldo Cursino, 89 – Sesc); no Miguel Badra Alto (avenida Miguel Badra, 751 – Cidade Miguel Badra Alto); no Jardim Varan (rua Paulo Sampaio, 350- 386 Jd. Varan); Jardim Europa (estrada Takashi Kobata, 724-988 – Jardim Europa); no Boa Vista (rua Jaime Leme, 67- Cidade Boa Vista); no Jardim Casa Branca (rua Teresa Haguiara Cardoso, 905 – Jardim Casa Branca); e duas creches na Vila Urupês, nas ruas Tokuzo Terazaki, 98, e Madame Pomery, número 874.  

 

Para o titular da pasta, Leandro Bassini, os avanços na educação suzanense representam sumariamente uma gestão comprometida com o futuro. “Suzano é um município que cresce diariamente e está recebendo diversas famílias de outras cidades, e a demanda escolar acompanha esta ascensão. Portanto, nosso compromisso é continuar oportunizando o acesso de todas as crianças à um futuro mais digno e coerente com os direitos e essencialidades”.   

 

Para este semestre, já está programada a inauguração da 25ª creche comunitária no município, conforme afirma o chefe do executivo suzanense, Rodrigo Ashiuchi. “O ensino é um ciclo constante, no qual a cada ano estamos trabalhando com novos alunos e buscando sempre potencializar as habilidades individuais por meio da inovação e tecnologia. Seguimos com os protocolos e a busca por mais vagas para contemplar todos aqueles que chegam e se desenvolvem no município”, finaliza Ashiuchi.   

 

Inscrições

Nesta segunda-feira (15/08), a Secretaria de Educação inicia as inscrições antecipadas para vagas nas creches e pré-escolas. Os cadastros podem ser feitos até dia 16 de setembro em qualquer escola municipal ou rede conveniada, ou ainda por meio do site sme.suzano.sp.gov.br

 

Para realizar a inscrição é preciso apresentar documentos, como a certidão de nascimento ou RG da criança; comprovante atual de residência no município de Suzano, dos últimos três meses, em nome dos pais ou responsável legal, que pode ser conta de água ou luz ou outros documentos emitidos por órgãos oficiais ou recebido pelos Correios; além dos documentos pessoais dos pais ou responsáveis pela criança, com RG e CPF.

 

Para mais informações sobre as unidades escolares, os interessados podem acessar o site sme.suzano.sp.gov.br ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (11) 4744-8900.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano