Elvis Vieira participou de um talk show com os estudantes de engenharia sobre os desafios das cidades e deu exemplos do que já foi feito em Suzano

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira, representou a prefeitura no IX Inova Civil, que ocorreu nesta segunda, terça e quarta-feira (08, 09 e 10/08) na Universidade Estadual de Maringá, no Estado do Paraná. O evento foi promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de grupos de estudantes de Engenharia Civil da universidade paranaense. 

No evento, o secretário, que participou no último dia dos trabalhos, falou sobre o tema “Cidades Inteligentes x Cidades Criativas”, durante um talk show para os estudantes da universidade. “Debati durante o Inova Civil sobre a importância de como as cidades devem se comportar em relação ao crescimento dos municípios pelos próximos 30 anos, visto que a população do planeta pode chegar a 10 bilhões de pessoas e 75% delas provavelmente vão morar nas cidades, e uma das possibilidades é pensar em como dar mais qualidade de vida para este público”. 

Outro ponto destacado pelo chefe da pasta suzanense foi sobre a “inteligência territorial” dos municípios e como fazer para aproveitar melhor o tempo dos cidadãos. “Essa questão da inteligência territorial também é importante e trata como as cidades podem se organizar do ponto de vista do seu território e garantir o menor tempo de trajeto entre os espaços, e uma maneira de promover isso é ter as residências mais próximas do local de trabalho e atendimento de serviços e que possam, também, diminuir o uso de automóveis e transporte público, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente também”. 

Além de discutir com estudantes e professores sobre o futuro dos municípios, Elvis Vieira também deu exemplos de Suzano sobre como as melhorias podem afetar diretamente a população e empreendedores. “Apresentei nossos projetos, como o sistema online municipal Acto para aprovação de projetos, acompanhamento de processos em tempo real e emissão de licenças e certidões, o ‘GeoSuzano’, que ajuda a identificar um local de interesse sem a necessidade de estar na cidade, e a instalação de internet nas praças para facilitar o acesso à rede online”, finalizou. 

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano