O mês de agosto é marcado pela conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher que, neste ano, tem como tema “Um instrumento de luta por uma vida livre de violência”. A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba já começou a realizar uma série de ações que vão se estender por todo o mês e a abertura se deu com uma capacitação para a Guarda Civil Municipal de como fazer o atendimento à vítima, que seguirá nos dias 8, 9 e 16, às 8h.

Dia 4 ocorre a ação de conscientização pelo fim da violência doméstica na feira livre do Caiuby. “Buscamos trabalhar em todas as frentes que nos proporcione conscientizar homens e mulheres sobre o que é e como acontece a violência doméstica”, contou a secretária da pasta, Hadla Issa. No dia 10, às 10h, será realizada outra capacitação do Núcleo de Atenção à Mulher na Educação para as escolas estaduais, enquanto no dia 12, no mesmo horário, acontece o Dia D pelo fim da violência contra a mulher. Mais uma edição da Feira da Mulher Empreendedora ocorre nos dias 12 e 13.

“Quando a secretaria envolve a população, o resultado é maior e mais significativo porque assim criamos uma rede de enfrentamento à violência”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues. Após o sucesso da primeira turma, a pasta também vai repetir o curso de empregada doméstica e diarista no dia 13, às 10h. Dez dias depois, no mesmo horário, será ministrada uma capacitação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para a rede de saúde e para o Conselho Municipal de Saúde. No dia seguinte, o Núcleo de Atenção à Mulher na Educação capacitará as escolas municipais.

No fim do mês, dia 27, o Governo Itinerante vai promover a ação Quebrando o Silêncio, das 9h às 12h, e no dia posterior, a secretaria fará uma apresentação na Ong Luz e Vida. Bares e comércios vão receber uma ação de conscientização no dia 29, às 14h, com base na Lei 3.476/2018 e o encerramento no dia 31, às 10h, ficará por conta de uma reunião da Defensoria para a rede de enfrentamento de violência contra a mulher.

Foto: Dayane Oliveira

2 COMENTÁRIOS