Em São José dos Campos, tecnologia e meio ambiente caminham juntos. A cidade iniciou, nesta semana, o uso de tablets e celulares para elaboração de laudo digital das árvores da cidade.

O recurso permite que todas as vistorias, realizadas por técnicos da Prefeitura, possam ter laudo gerado pelo Sistema Árvores, criando assim uma espécie de prontuário digital.

O técnico da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade vai até o local de vistoria, observa os aspectos gerais da árvore e, principalmente, a condição fitossanitária. Com o sistema digital, o resultado da inspeção é imediato.

Arboriza São José

Referência Nacional, o Programa Arboriza São José integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo do município como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

Na cidade, todos os munícipes podem consultar o laudo das vistorias das árvores de áreas públicas de maneira completa, incluindo espécie, altura, condição, presença de ninhos, se a estrutura está comprometida e muito mais. Tudo pelo site da Prefeitura que dá acesso ao Portal Árvores, ao Geosanja e também por meio da leitura do QR Code da placa instalada na árvore vistoriada.