A EM Profª Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo, será a primeira a receber, no dia 17 de agosto, o Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE), iniciativa do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes em parceria com a secretaria municipal de Esporte e Lazer. A iniciativa irá coletar in loco o peso, altura dos alunos, e se os mesmos possuem restrições alimentares (dietas especiais), com atenção especial para os casos de obesidade.

Estarão na escola supervisoras da alimentação escolar, estagiários e nutricionistas do DAE e profissionais do Núcleo de Avaliação Física – NAF da Secretaria de Esporte e Lazer.  O objetivo do programa é traçar o estado nutricional dos alunos e a partir do levantamento do IMC (Índice de Massa Corporal), identificar casos de sobrepeso e baixo peso. A EM Heliana Mafra faz parte do Programa Escola de Tempo Integral, que será o foco inicial do programa. A unidade escolar atende 321 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A equipe também avaliará as situações de sedentarismo e restrições alimentares. A partir dos dados, os pais e responsáveis receberão orientações para que seja feito o acompanhamento dos casos de obesidade junto à Secretaria de Saúde. A Secretaria de Educação irá desenvolver planos e estratégias para atender as demandas referentes à alimentação escolar. Dentre as medidas previstas está a adequação do cardápio e a inclusão de dietas especiais, se for necessário, além dos trabalhos de educação nutricional.

O programa é resultado da avaliação nutricional realizada no ano passado com alunos da rede municipal por meio do aplicativo Educa+Mogi. Cerca de 7,2 mil pais e responsáveis responderam ao formulário entre julho e agosto de 2021. A partir dos dados coletados, foi possível identificar que 2% dos estudantes entre 0 e 5 anos estão em magreza e 10% têm obesidade, sobrepeso ou risco de sobrepeso. Já no grupo de crianças e jovens entre 5 e 19 anos, 3% estão em magreza e 31% estão em sobrepeso ou obesidade.  

Ainda neste semestre, o Departamento de Alimentação Escolar está desenvolvendo um projeto de educação nutricional, em parceria com o Departamento Pedagógico (Deped), focado na importância das verduras e na implantação de hortas nas escolas. As próximas unidades escolares a receber o PISE serão as escolas municipais Prof. Adolfo Martini, Profª Cynira Oliveira de Castro, Profª Etelvina Cáfaro Salustiano.