Ação promove acolhimento aos servidores em processo gestacional ou de adoção

O Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Administração, está com inscrições abertas para uma nova edição do projeto Aconchego. A iniciativa promove o acolhimento a servidores e servidoras em processo gestacional ou de adoção, por meio de encontros híbridos com profissionais que proporcionam reflexões e orientações para questões psicológicas, planejamento financeiro e familiar. Os funcionários interessados em participar do grupo e frequentar os encontros podem se inscrever por meio do link bit.ly/Aconchego_NAS.

O formulário on-line deverá receber inscrições até o próximo dia 8, com o início das atividades previsto para 30 de setembro. Os encontros gratuitos serão sediados no NAS, localizado no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501- Vila Costa), sendo que também poderão ser acompanhados à distância, por meio da plataforma Google Meet.

Entre os assuntos debatidos no projeto, em seis encontros temáticos, estão previstos diálogos sobre os medos, expectativas e inseguranças em relação à maternidade e paternidade, reflexões sobre gestação, pós-parto e processo de adoção, além orientações quanto ao planejamento financeiro e familiar com a chegada de um novo filho. 

De acordo com a secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira, a iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela gestão, focada no cuidado e bem-estar dos servidores públicos municipais. “Passamos grande parte do dia no trabalho, fazemos amizades e compartilhamos desafios. Nosso objetivo é garantir que neste momento especial, seja em processo gestacional ou de adoção, o servidor possa se sentir acolhido e seguro para oferecer o melhor à criança que está por vir”. 

A coordenadora do NAS, a psicóloga Renata Pires, também reforçou a importância do projeto, sendo que boas experiências foram observadas nas primeiras edições da atividade, que começou em 2021. “O ‘Aconchego’ é aberto a todos os pais e mães à espera do filho, independente se é a primeira gestação ou a primeira adoção. Cada criança é uma nova experiência. Para assegurar o melhor acolhimento neste processo, contamos com a parceria de profissionais que nos auxiliam nos encontros, como médicos, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas e colaboradores do Posto de Coleta de Leite Humano de Suzano”, concluiu a profissional. 

Créditos das fotos: Andreza Rodrigues/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano