A Prefeitura de São José dos Campos lança nesta sexta-feira (19) um site exclusivo do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), incluindo um catálogo com os cães e gatos que estão disponíveis para adoção. O projeto integra o Plano de Gestão 2021/2024 e melhora a divulgação acesso aos serviços do CCZ e da divisão de Bem-Estar Animal do município.

O site já está disponível para acesso e será alimentado constantemente. Logo na página inicial, os internautas terão acesso ao programa de adoção de cães e gatos e um catálogo com fotos dos pets que já foram adotados e os que estão disponíveis para adoção.

Ao todo, já foram adotados 57 gatos, sendo 38 fêmeas e 19 machos, e 55 cães, 36 machos e 19 fêmeas. Na página de cada pet, o internauta ainda pode conhecer sua história e a família que adotou. 

Por meio desse catálogo, é possível compartilhar em outras redes sociais e também já preencher um formulário inicial de intenção de adoção. As equipes do Bem Estar Animal do CCZ entrarão em contato para dar andamento ao processo.

Bem-Estar Animal

Na página da divisão, os internautas também têm informações sobre o Meu Pet Feliz, programa permanente de castração e microchipagem de cães e gatos que atende em três modalidades: centro cirúrgico do CCZ, clínicas veterinárias credenciadas e através do Castramóvel.

Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 17.953 castrações, sendo 9.189 fêmeas caninas, 5.077 machos caninos, 2.327 fêmeas felinas e 1.360 machos felinos. Desse total, 5.466 foram feitas pelo Castramóvel.

O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Em São José, a Prefeitura também realizada uma feira de adoção e vacinação antirrábica de cães e gatos em todo último sábado do mês, das 8h30 às 13h, e um programa de adoção de animais de grande porte.

Vigilância Entomológica e Zoossanitária

A página traz ainda os conceitos e serviços do CCZ, como o da Vigilância Entomológica e Zoossanitária, e os munícipes ainda podem consultar a lista dos ACE’s (Agentes de Combate às Endemias), que visitam os imóveis para conscientizar e proteger a população contra doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Zoossanitária

As atividades da Equipe Zoossanitária são voltadas aos atendimentos relacionados às ocorrências com animais peçonhentos e sinantrópicos, investigação sobre doenças zoonóticas, atendimentos a agravos produzidos por animais peçonhentos e acidentes antirrábicos.

Programa de Combate às Arboviroses

Conjunto de atividades para o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Na aba deste serviço, serão disponibilizadas informações importantes como o resultado das ADL’s (Avaliações de Densidade Larvária).