Projeto criado pela Ènóis  mapeou restaurante da quebrada, valorizando a cultura e identidade  das comunidades

Se você é fã de quadrinhos, desenhos, cinema, tecnologias, RPG, games e séries, com certeza vai gostar do mais novo guia gastronômico das periferias. A cultura geek chega para ocupar as páginas do Prato Firmeza, que apresenta cozinheiros inventivos, que se inspiram no universo nerd para criar seus pratos e colaborar na difusão das ideias geek nas periferias de São Paulo.

No próximo dia 27 de agosto,  das 17h às 20h, será realizado o lançamento do Prato Firmeza Geek, no Preto Império, na Brasilândia, periferia da Zona Norte de São Paulo. O evento acontecerá no espaço do instituto Preto Império, que esse ano, é um dos apoiadores do guia, junto com Alma Preta, Perifacon e Editora Mino. A programação de celebração conta com a participação dos restaurantes mapeados, apresentação de poesia Slam e comidinhas temáticas.

Dentro das ações do Prato Firmeza Geek, o projeto promoverá oficina de Distribuição no WhatsApp, para a juventude da Brasilândia. O momento formativo será realizado no dia 20 de agosto, das 15h às 18h, também no espaço do Preto Império. As/os interessados podem se inscrever pelo link: http://bit.ly/OFICINASPFGEEK.Os/As participantes que concluírem a formação receberão um auxílio financeiro.

Em sua quinta edição, o guia mapeou  20 empreendimentos gastronômicos que têm a Cultura Nerd como pilar e identidade do seu negócio, a exemplo da HamburGamers, hamburgueria localizada Vila Ipojuca, distrito da Lapa, região Oeste de São Paulo, que tem  no cardápio hambúrgueres com nomes de games. Já a Casa dos Bruxos, na Zona Norte da cidade, é uma hamburgueria que recria ambientes de Harry Potter, Hermione, Ronald e tantos outros bruxos da história de J. K. Rowling.

Inspirado nos elementos do universo geek, o guia gastronômico ganha a narrativa em HQ. O Prato Firmeza Geek é uma ponte conhecimento entre as histórias dos empreendedores  da quebrada e a apuração jornalística, que busca enaltecer a gastronomia e o empreendedorismo presente nas periferias. Além do guia, o projeto “Prato Firmeza: o guia gastronômico das quebradas” oferece formação para os jovens que atuarão na distribuição do Prato Firmeza Geek, tendo como base o jornalismo cultural e gastronômico.

Essa edição conta com apoio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Prefeitura de São Paulo (Promac) e é patrocinado, via lei de incentivo, pela Ticket.

Cultura Geek nas periferias – A juventude das periferias ainda sofre dificuldades para acessar a Cultura Geek. Essa carência motivou a realização da PerifaCon, primeira convenção nerd das favelas, e posteriormente a criação do  guia gastronômico geek, que conta com o apoio da PerifaCon e com redação da Alma Preta. Assim, nasce o Prato Firmeza Geek.

Prato Firmeza – Foi criado  por estudantes da Escola de Jornalismo da Énois. Com quatro edições impressas, websérie e podcast, o guia mapeou mais de 200 restaurantes, bares, lanchonetes e carrinhos de comida nas comunidades de São Paulo e favelas do Rio de Janeiro. Em 2020, a quarta edição mapeou empreendimentos de pessoas negras e foi vencedor do Prêmio Jabuti, na categoria economia criativa.