Ações da campanha serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Suzano

 

A Secretaria de Saúde de Suzano está promovendo durante este mês a campanha “Agosto Dourado”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno por meio de ações que visam proteger e promover a prática. Para que seja atingido o maior número de pessoas possível, ocorrerão palestras e rodas de conversa em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

 

A primeira ação será no Jardim Ikeda, nesta quarta-feira (10/08). A palestra está marcada para começar às 9 horas. A mesma atividade irá acontecer em outros postos da cidade: USF Vila Fátima, no dia 12 (sexta-feira), às 14 horas; USF Recanto São José, dia 16 (terça-feira), às 14 horas; e USF Jardim do Lago, dia 18 (quinta-feira), às 8 horas.

 

Também em 18 de agosto, às 9 horas, as USFs da Vila Amorim e Dr. Eduardo Nakamura (Miguel Badra Baixo), vão receber a palestra. Um dia depois (19/08, sexta-feira), será a vez da USF Jardim São José, às 9 horas. A USF Jardim Europa receberá o evento no dia 22 (segunda-feira), às 8 horas; a USF Jardim Brasil no dia 24 (quarta-feira), às 8 horas; a USF Jardim Maitê no dia 25 (quinta-feira), às 14 horas; e as USFs Jardim Revista e Jardim Suzanópolis no dia 26 (sexta-feira), às 9h30 e às 14 horas, respectivamente.

 

Em relação às rodas de conversa que estão programadas o tema segue sendo a importância da amamentação. A UBS do Jardim Monte Cristo disponibilizou três datas: nesta quarta-feira (10/08), às 7 horas, e nos dias 16 e 29 (terça e segunda-feira), às 7h30 e às 7 horas, respectivamente. A UBS Jardim Colorado falará com as gestantes em duas datas diferentes: 18 (quinta-feira), às 15 horas, e 19 de agosto (sexta-feira), às 10 horas. Por sua vez, a UBS Parque Maria Helena realizará o encontro no dia 23 (terça-feira), às 13 horas. Fechando a programação, a UBS do Jardim Natal recebe as gestantes para uma conversa em 31 de agosto (quarta-feira), às 10 horas.

 

Nos próximos dias 15 e 22 (segundas-feiras), a UBS Palmeiras vai abordar as mulheres no terceiro trimestre de gestação e as que já tiveram filhos e estão no período puerpério, que abrange os primeiros 45 dias após o parto. Na UBS Jardim Vitória haverá, todos os dias pela manhã, um atendimento compartilhado para orientar sobre a importância do aleitamento e, em 26 de agosto (sexta-feira), uma palestra multiprofissional para falar sobre o tema, às 9 horas.

 

Além dos postos de saúde, a Santa Casa de Misericórdia também deve promover um encontro para ressaltar a prática da amamentação e destacar a atuação do Posto de Coleta de Leite Humano da entidade e das mães doadoras. Uma data ainda está sendo definida.

 

O “Agosto Dourado” foi instituído em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a cor escolhida remete ao ouro, que deve ser o padrão máximo de qualidade do aleitamento materno. “É recomendável, até pela OMS, que os bebês de até seis meses sejam alimentados somente com o leite da mãe, uma vez que no aleitamento a criança fica mais protegida contra diarreias e infecções. Mesmo com a introdução dos alimentos sólidos, a amamentação é recomendada até os 2 anos, por isso fica nosso pedido para que as mulheres, e os maridos também, procurem se informar sobre o aleitamento materno e possam incentivar e promover essa prática”, destacou o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi.

 

Os endereços das UBSs e USFs podem ser conferidos no site da Prefeitura de Suzano: https://www.suzano.sp.gov.br/web/saude/unidades-basicas-de-saude/lista-de-enderecos.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano