Pais, crianças e educadores brincaram juntos nessa terça-feira (02/08) no Expresso do Brincar, projeto itinerante que leva o brincar espontâneo como forma de aprendizado. Mogi das Cruzes foi um dos 11 municípios brasileiros a receber a iniciativa que faz parte da campanha global Construa o Mundo do Brincar, realizada pelo Movimento Unidos Pelo Brincar, com apoio institucional da Urban95, Fundação Bernard van Leer e Instituto Alana. A cidade faz parte da rede Urban95 desde julho de 2021.

Cenografado como um trem, o trailer do Expresso do Brincar trouxe cinco estações temáticas nas quais famílias, cuidadores, educadores e crianças puderam interagir com as atividades de acordo com seus interesses. “O evento foi maravilhoso. Veio ao encontro de tudo o que trabalhamos na creche referente ao brincar relacionado à primeira infância. A utilização de materiais diversos oferece uma excelente oportunidade de ideias e interações. Nossos alunos curtiram e aproveitaram muito”, observou a diretora da creche Giovana da Silva.

Os estudantes e a equipe da EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano também participaram das atividades. O projeto promove a aprendizagem lúdica entre pais e cuidadores a fim de que valorizem o brincar como fator de desenvolvimento integral das crianças e apliquem essas atividades nas rotinas dos pequenos. Após a passagem do expresso, a cidade receberá uma biblioteca com 80 livros para guiar as experiências das crianças desses lugares.

 O Expresso contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento Pedagógico (Deped) e o Comitê Tático do Plano Municipal da Primeira Infancia (PMPI). Participaram do evento a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos e a adjunta Andrea Souza e o secretário de Planejamento e Urbanismo, Claudio Rodrigues.

Mogi das Cruzes é uma das 24 cidades brasileiras que fazem parte da Rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard Van Leer. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.