Neste sábado (20) será realizado o Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite, Covid-19 e multivacinação em Itaquaquecetuba. A ação tem o objetivo de ampliar o acesso de quem não consegue ir às unidades básicas de saúde durante a semana e vai ocorrer das 8h às 17h nas UBSs do município, com exceção da UBS Caic.

Para receber cada vacina há um público-alvo específico. Podem receber o imunizante contra a poliomielite crianças de até 4 anos acompanhadas por um responsável. Basta apresentar a caderneta de vacinação e o documento de identidade do menor.

Já o imunizante contra Covid-19 está disponível para crianças de 3 e 4 anos com comorbidades e a quarta dose para adultos com 25 anos ou mais. É importante ter em mãos o documento de identidade, comprovante da dose anterior (caso não seja a primeira dose) e de endereço. Além disso, quem tiver menos de 15 anos poderá atualizar a caderneta de vacinação.

“O Dia D é historicamente importante para a saúde. Convidamos todos os pais e responsáveis para aproveitar a oportunidade e deixar o calendário vacinal em dia. As vacinas garantem a proteção necessária contra vírus e doenças”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.

“É fundamental manter o esquema vacinal em dia, só assim é possível evitar que doenças já erradicadas voltem a aparecer. Uma cidade desenvolvida se constrói com saúde, população consciente e vacinada”, declarou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira