Ação programada para setembro junto ao Hemocentro Transfusão é focada nos servidores públicos municipais

 

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Governo, promove no mês de setembro a campanha “Sou Servidor Doador”, voltada à conscientização e incentivo à doação de sangue. A atividade realizada junto ao Hemocentro Transfusão é focada nos servidores públicos municipais, com o objetivo de estimular os doadores, sobretudo aqueles que apresentam a tipagem sanguínea O+ ou O-. Para participar e realizar o pré-agendamento da coleta, basta o servidor preencher o formulário on-line disponível em bit.ly/ServidorDoador e aguardar a confirmação.

 

A iniciativa tem o objetivo de estimular a solidariedade e tornar a doação de sangue um hábito, sendo que os homens podem doar a cada dois meses e as mulheres a cada três. De acordo com o secretário municipal de Governo, Alex Santos, a campanha visa incentivar o ato a partir do exemplo dos servidores suzanenses. “Acredito que todos nós cumprimos um papel social importante, sendo que a partir deste exemplo incentivamos toda a população. Muitas pessoas não sabem da importância da doação nem que contamos com um hemocentro na cidade, que garante atendimento a Suzano e demais municípios da região”, disse ele, ao pontuar a urgência da colaboração, uma vez que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

 

A ação deve priorizar os doadores com tipagem sanguínea O+ ou O-, conforme a atual necessidade apontada nos estoques do Hemocentro Transfusão. Para participar e realizar o pré-agendamento da coleta no mês de setembro, é necessário corresponder aos pré-requisitos da doação, preencher o formulário online disponível em bit.ly/ServidorDoador e aguardar a confirmação por telefone.

 

O Hemocentro Transfusão é coordenado pelo médico hematologista Paulo Celso Coelho. A unidade está localizada no número 1.861 da avenida Antônio Marques Figueira, na Vila Figueira, anexo à Santa Casa de Misericórdia. O contato para dúvidas ou mais informações é o (11) 4752-9999, também disponível em WhatsApp.

 

Pré-requisitos

Entre os pré-requisitos para o atendimento estão: peso superior a 50 quilos e boas condições gerais de saúde; estar descansado e bem alimentado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes); não estar grávida; não fazer uso de álcool ou tabaco nas 12 horas que antecedem a doação; não ter feito tatuagem, piercing ou micropigmentação nos últimos 12 meses; não ter sido infectado pela Covid-19 nos últimos 30 dias; e respeitar o intervalo mínimo entre doações (a cada dois meses para homens; a cada três meses para mulheres).

 

Algumas medicações também podem impedir a doação. Caso o indivíduo tenha tomado vacinas recentemente, recomenda-se buscar orientações prévias junto ao Hemocentro Transfusão.

 

 

Créditos das fotos: Andreza Rodrigues/Secop Suzano e Glaucia Paulino/Secop Suzano