A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deteve, na madrugada desta segunda-feira (01/08), dois homens acusados de tentativa de furto de cabos de cobre no distrito de Braz Cubas. O flagrante ocorreu na avenida Francisco Ferreira Lopes, na Vila Jundiaí, e registrado na Central de Flagrantes.

Com a dupla, foram apreendidos três alicates, que seriam utilizados para a prática do crime. Os dois foram flagrados pela equipe da Guarda Municipal escalando uma estrutura para cortar os fios.

“O furto de fios de cobre é uma prática que traz prejuízos para a população, com a interrupção de serviços básicos, como a iluminação pública e o funcionamento de semáforos, e outros que impactam diretamente a vida das pessoas, como a telefonia e internet. Além disso, compromete serviços públicos de saúde, educação, entre outros. Por isso, é importante que a prática seja combatida, tanto com o trabalho de patrulhamento ostensivo quanto por denúncias da população”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

A Guarda Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras da Ciemp, além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A corporação também trabalha na segurança de prédios municipais, em apoio a outros setores da prefeitura, em ocorrências de trânsito, além de apoiar em ações de fiscalização.

A população pode entrar em contato com a Guarda Municipal para denúncias, casos de urgências e emergências pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.