Apresentações, prestação de serviços e orientação sobre o que é e como denunciar violência contra a mulher marcaram o Dia D em Itaquaquecetuba, realizado na última sexta-feira (12), dentro da programação do Agosto Lilás. O evento ocorreu na praça Padre João Álvares, no centro, e contou com a participação da Prefeitura de Itaquaquecetuba e de parceiros sob a coordenação da Secretaria de Políticas para Mulheres.

Ao todo, foram realizados 1.322 atendimentos entre serviços na área da saúde e beleza, sorteios, além da distribuição de brindes, absorventes e mudas de plantas. A população também conferiu a apresentação de bonecas, dança cigana e de musicistas, orientação sobre as carteirinhas de ônibus, atendimento jurídico de regularização fundiária e serviços do Banco do Povo Paulista, Itaquá Mais Emprego e Sebrae.

Segundo a secretária da pasta, Hadla Issa, o momento foi importante para efetivar os serviços gratuitos, sobretudo quando o assunto é violência contra a mulher. “Nosso Agosto Lilás foi preparado com muito comprometimento com a causa para levar cada vez mais conhecimento para as mulheres do município. Prestamos outros serviços para a população, mas, principalmente, levamos orientação”, disse.

O prefeito Eduardo Boigues acrescentou que eventos assim são fundamentais para aproximar os munícipes dos equipamentos disponíveis. “Esse trabalho em conjunto é fundamental porque além da diversão, ainda cuidamos dos interesses da população. Nosso objetivo é alertar a sociedade sobre como identificar violência física, psicológica e assédio sexual”, finalizou.

Fotos: Dayane Oliveira