A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba promoveu uma capacitação aos colegiados do Conselho Tutelar da cidade para aprimorar o acompanhamento em todas as suas etapas: a acolhida às crianças e adolescentes, a escuta com qualidade e a finalização do processo.

“Foi um encontro muito produtivo. Nossos conselheiros estão alinhados sobre qual medida tomar em qualquer situação, mas é sempre bom reforçar as boas práticas para facilitar o fluxo de atendimento no dia a dia”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Claudia Marzagão.

Com atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselheiros tutelares atendem crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos, além de aconselhar pais e responsáveis. Essa é a segunda capacitação de um ciclo de seis encontros.

“Estamos reforçando nossos atendimentos em diferentes setores da cidade e o Conselho Tutelar é um dos principais equipamentos onde isso está acontecendo. A estrutura de escuta e acolhimento é de extrema importância para proteger nossas crianças e adolescentes”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

O Conselho Tutelar de Itaquaquecetuba fica na rua Dirce Passos, 14 – Centro. Para denúncias e atendimentos, o órgão pode ser acionado pelo telefone de plantão: (11) 94877-3293.

Foto: Dayane Oliveira