Iniciativa orientou 72 diretores das unidades da rede sobre emissão de recibos, pagamento de impostos e contratação de serviços

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na tarde desta sexta-feira (26/08), o “Worskhop Prático de Prestação de Contas do Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal (PDDEM): recibos, impostos e prestação de serviços”. A iniciativa ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna e foi conduzida pelo contador Robinson Guedes, da empresa Contabyte de Contabilidade e Inteligência Artificial do Alto Tietê, e contou com a participação de cerca de 72 diretores das unidades escolares da rede municipal.

O programa foi anunciado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e o titular da pasta da Educação, Leandro Bassini, no último mês. A medida destina um investimento de R$ 3 milhões às 74 escolas municipais, buscando facilitar os trabalhos de manutenção, pequenas obras e demais investimentos da comunidade escolar. O aporte foi distribuído de acordo com a quantidade de alunos e a região em que a unidade está inserida e será válido até dezembro, com renovação para 2023.

Diante da maior autonomia de cada escola, a pasta promoveu um encontro com todos os representantes para que sejam capacitados a administrar a verba e, principalmente, para prestação de contas. Durante a iniciativa, o contador, professor universitário e especialista em Administração Pública, Robinson Guedes, abordou temas como a verificação prévia do cadastro das empresas; atividade econômica do negócio a ser contratado; a pesquisa prévia de preços; tipos de notas fiscais; carta de correção; retenção na fonte e recolhimento de impostos; bem como dos pagamentos e a auditoria de todos os processos.

Para Guedes, o workshop é uma capacitação para potencializar as ações de forma mais assertiva e, também, para tomada de decisões coerentes dentro da tributação brasileira. “Fico muito feliz em compartilhar minha experiência com todos os diretores das escolas municipais, pois sabemos o quanto este programa é benéfico para as unidades e vai contribuir com o desenvolvimento dos alunos suzanenses”.

O especialista ainda reforçou a necessidade da ação, em vista da tributação e normativas brasileiras. “Nosso País conta com diversas regulamentações e leis, portanto, é imprescindível ter conhecimento sobre todos os processos. Estaremos à disposição para prestar todo o apoio necessário aos profissionais”, destacou.

O secretário Leandro Bassini fez um balanço positivo sobre o encontro e endossou a relevância do programa para as unidades. “Foi um momento bastante enriquecedor para todos os nossos gestores, visto que eles esclareceram diversas dúvidas e também puderam entender como funcionam os diversos processos. Isso vai auxiliá-los no andamento do programa e também de atender as necessidades de forma estratégica. O PDDEM surge exatamente para isso, suprir as demandas de forma rápida e eficiente”, concluiu o chefe da pasta.

Cada unidade escolar da rede municipal está formalizando a abertura de contas oficiais para que possam fazer a retirada do aporte e aplicação nas despesas. Para saber mais sobre o Programa Dinheiro Direto nas Escolas Municipais, informações podem ser adquiridas por meio do telefone (11) 4744-8900.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano