Nesta sexta-feira (19), Itaquaquecetuba receberá o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a prefeitura e sindicatos do comércio, serviços e turismo. A programação, para todas as idades, conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias. O evento será realizado na praça Padre João Álvares, região central, das 16h às 21h.

Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas. “Nossa gestão está empenhada em levar cada vez mais cultura para a cidade e essa parceria com o Sesc vem em boa hora para somar”, disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.

A proposta é estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados. “Estamos muito felizes por receber o evento em Itaquá nesta sexta. Queremos ocupar a rua com arte e cultura para despertar nos munícipes o sentimento de pertencimento”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Programação

Renato Barboza e artistas convidados apresentam o Circuito de bolinhas: Engenhoca com bolinhas de gude, uma instalação em que os participantes criam circuitos de bolinhas com peças elaboradas a partir de materiais do cotidiano em totens com painéis perfurados. Mediadores auxiliam na manipulação desses painéis, estimulando a exploração do acervo de materiais reutilizáveis em busca de soluções aos desafios propostos.

O Grupo Experimental de Música – GEM (SP) apresenta o Cine Concerto Interativo. De Santo André, o grupo, que se dedica à pesquisa e criação de sons e instrumentos com sucatas, cria uma trilha sonora ao vivo simultaneamente à exibição de trechos dos filmes “O Menino e o Mundo” (Alê Abreu), “Tempos Modernos” (Charlie Chaplin) e “Alice no País das Maravilhas” (Tim Burton).

Em Cabaré da Mafalda, a palhaça Mafalda e sua excêntrica trupe fazem de tudo para que o espetáculo se realize, mas ele nem sempre sai como esperado! Os artistas garantem risos e confusão com seus números clássicos, cenas cômicas musicais e habilidades circenses.

Em Telhado de Histórias, o Grupo Raconto (SP) usa uma tenda lúdica, com telhado de fitas e bolsos repletos de livros, para estimular as crianças à leitura. O público conhece diferentes histórias e reflete sobre elas, trocando impressões, além de explorar o inusitado espaço.

O SPBeATesSentiaLs (SP)  apresenta a vivência Fazendo Beats. Nela, o participante é convidado a conhecer o universo do beatmaking, aprendendo os fundamentos para a produção de um beat de qualquer estilo musical. Também serão abordados o contexto histórico, artístico e tecnológico, principais artistas, instrumentos e efeitos.

Inspirado na cultura dos sound systems, o baile Versando na rua: reggae em festa brasileira convida o público a celebrar clássicos nacionais e internacionais em versões ao vivo, com os vocais de Marietta Massarock e Monkey Jhayam.

A Carroça é Nossa, espetáculo do grupo maranhense Xama Teatro, é baseada na cultura popular do Maranhão. Quatro personagens partem em busca de um animal para puxar uma carroça que acreditam ser o veículo de transporte até seus sonhos. Durante a jornada, eles fazem descobertas sobre suas origens, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

Serviço

Evento: Circuito Sesc de Artes em Itaquaquecetuba
Data: 19 de agosto de 2022
Horário: 16h às 21h
Local: Praça Padre João Álvares – centro – Itaquaquecetuba/SP)
Site: www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Foto: Imaginário Produções

2 COMENTÁRIOS