O roteiro consta de uma volta pelo centro histórico de Paraibuna, com contação de histórias, lendas, curiosidades e tradições locais, além de ida ao Largo do Rosário, casarões antigos, Largo da Matriz e Largo do Mercado. O trajeto dura cerca de duas horas  e custa R$ 30,00 por pessoa. 

A HISTÓRIA

Segundo pesquisa do saudoso jornalista paraibunense João Evangelista de Faria, conhecido como João Rural, a frase do portão foi tema de dois filmes nacionais: “Noites de Iemanjá”, na década de 1960 e “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”, em 1999, dirigido pelo cineasta Marcelo Masagão, que colocou imagens do portão e do cemitério no final do seu filme, que chegou a ser premiado no Festival de Cinema de Gramado. 

Segundo o João Rural, a frase teria sido colocada por um padre com o objetivo de lembrar aos católicos que os mortos precisam de suas orações. 

FESTA DO FOLCLORE E FESTIVAL DO CAMBUCI

A Festa do Folclore acontece de quinta-feira (18) até domingo (21), em Paraibuna, e retoma as atividades de celebração da cultura popular local com uma série de eventos e apresentações artísticas. 

Dentro da programação também está o 13º Festival Gastronômico do Cambuci, que terá barracas de produtos derivados dessa e de outras frutas da Mata Atlântica, além de concurso de receitas e de “aula-show” com o chef André Aquino (TV Gazeta), às 16h de domingo, com transmissão pelo telão do evento, que ocorre no Largo do Mercado. 

SERVIÇO

Roteiro Turístico “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”

Local: Paraibuna

Data: 20 e 21 de agosto – a partir das 9h

Reservas: (12) 99649-1843 (whatsapp) ou [email protected]