Os preparativos para as festividades alusivas aos 217 anos de Emancipação-Político Administrativa de Ilhabela e dos 200 anos de Independência do Brasil estão a todo vapor. Entregas de obras, programação esportiva, shows com artistas locais e de renome nacional estão entre as atividades programadas ao longo de todo o mês de setembro. Em breve, a programação completa será divulgada nas redes oficiais da Prefeitura.

O aniversário de Ilhabela é no dia 3 de setembro, no entanto, excepcionalmente neste ano, a programação tradicional para a data será realizada na sexta-feira dia 2/9 e não será ponto facultativo. De acordo com o prefeito Toninho Colucci, a data foi antecipada para evitar congestionamentos e transtornos no trânsito com o fim de semana que também antecede o feriado da Independência e que naturalmente a cidade deve receber muitos visitantes. A solenidade começa com o Hasteamento dos Pavilhões às 8h na Praça das Bandeiras, na Vila, seguida do desfile cívico, militar e estudantil.  Ainda na mesma data, mas às 19h, está prevista a entrega do Novo Parque e Complexo Esportivo do Galera, no bairro da Água Branca.

O local foi totalmente recuperado com a reconstrução dos palcos e camarins acessíveis, drenagem do campo, drenagem de águas pluviais em microrregião da Água Branca, reforma da quadra esportiva, reforma dos vestiários e banheiros, execução da pista de skate para iniciantes, construção da pista de caminhada e corrida com piso de amortecimento de impacto, campo de futebol com grama sintética e uma fonte interativa com iluminação.

“A população merecia receber um novo Galera com mais estrutura, já que o nosso orçamento agora permite essas benfeitorias. O espaço foi totalmente abandonado e destruído na gestão passada e devolver o novo Parque e Complexo Esportivo do Galera também com as intervenções da malha viária da região é motivo de grande alegria para nossa gestão”, explica o prefeito Toninho Colucci.

Cleuza Maciel

O novo palco do complexo, assim como os camarins acessíveis, receberá o nome da radialista Cleuza Maciel, ícone da comunicação no Litoral Norte e Vale do Paraíba, ex-vereadora e secretária municipal de Turismo da ilha, além de moradora do bairro. Cleuza sempre cobrou o melhor uso do espaço nos programas de rádio, TV e colunas sociais que assinava em veículos regionais. Cleuza faleceu em junho de 2019 e como parte das homenagens, a inauguração do novo Parque e Complexo Esportivo do Galera deve contar com a apresentação da Roda de Samba do músico Gustavo Maciel, um dos filhos da radialista. Em seguida está prevista a apresentação da banda Melim, famosa pelos hits “Meu Abrigo” e “Ouvi Dizer” às 20h30.

Shows Culturais

De 2 a 10 de setembro grandes artistas de renome nacional devem passar pelo novo palco do Parque e Complexo Esportivo do Galera. DJs e músicos locais farão as aberturas a partir das 18h30. Em virtude de uma decisão judicial os shows não poderão ultrapassar as 22h. No sábado, dia 3 de setembro, dia do Aniversário, a animação ficará a cargo do DJ local Renato a partir das 17h. Às 19h, um dos shows mais esperados, Os Barões da Pisadinha, seguido do show do músico Rafa Torres às 20h30.

No domingo, dia 4, é a vez do sambista Diogo Nogueira, a partir das 20h30. A abertura do show fica com a banda Pronúncia no Olhar às 18h30.  A dupla sertaneja Israel e Rodolffo sobe ao palco na segunda-feira, dia 5, às 20h30 e quem abre a programação da data é a banda local Geração Sertaneja às 18h30.

Na terça-feira, dia 6, será a vez do Araketu, às 20h30, com abertura do músico local Marcelo Totó às 18h30. No dia da Independência, 7 de setembro, a animação ficará a cargo do cantor Projota, às 20h30. Felipe Blue, músico local, faz a abertura às 18h30.

De 8 a 10 de setembro, a Prefeitura programou uma série de shows gospel, sempre às 20h30, com Thalles Roberto (8), precedido da banda local Louva Ilha às 18h30; Marquinhos Gomes (9), com abertura do Ministério Louvor Família às 18h30 e Kemily Santos (10) com abertura da banda local Wave of Glory às 18h30.

A programação completa (sujeita a alterações) está no site oficial da Prefeitura de Ilhabela: https://www.ilhabela.sp.gov.br/programacao-ilhabela-217-anos/