A praça Manoel Antonio de Carvalho (Largo do Mercado Municipal) recebeu na noite desta segunda-feira (13/06), muitos munícipes e turistas, que compareceram ao local para prestigiar o tradicional corte do bolo de aniversário da cidade, em evento promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, sob a organização do Fundo Social de Solidariedade do Município.

O prefeito Victor Miranda (Vitão) agradeceu a presença dos moradores e visitantes, em especial também das autoridades políticas, dentre elas do ex-deputado estadual, Hélio Nishimoto, do ex-secretário de Estado da Educação de São Paulo, João Cury, do presidente da Câmara Municipal de Paraibuna, vereador Ronaldo Fonseca, do líder de Governo na Câmara Municipal, vereador André Baby, demais autoridades que prestigiaram o evento.

O corte do bolo de aniversário contou também com uma bênção especial dos padres do município, Pe. Márcio, Pe. Washington, e Pe. Paduan, os quais fizeram uma oração em ação de graças à Deus por mais um ano de vida comemorado por nossa cidade.

“Agradeço ao Fundo de Solidariedade pelo belo evento, ao capricho das boleiras, a todos que colaboraram na distribuição, na limpeza, na pessoa do amigo João Cury as autoridades e convidados presentes!”, ressaltou o prefeito Vitão.

O chefe do Poder Executivo Municipal, explicou sobre a importância do horário do corte do bolo. “Alguns anos atrás nós esperávamos chegar até meia-noite, na virada do dia 12 para o dia 13, para cantar os parabéns à cidade e começar a distribuir o bolo ao público. No entanto, foi preciso mudarmos esse horário para às 20h30 do dia 13, justamente para facilitar a participação de todos, principalmente dos idosos e crianças, isto foi muito importante para uma melhor organização do evento.

A diretora municipal de Administração e Finanças e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna, Leila Aparecida Sales Lopes Rangel, exaltou o retorno do bolo de aniversário da cidade. “Dividir esse momento tão especial com as pessoas é algo muito marcante para nós, de poder comemorar à vida dos cidadãos de Paraibuna. Assim como a gente faz a partilha do bolo de aniversário da nossa família, é sempre um grande prazer e alegria poder partilhar também o bolo de aniversário da nossa cidade com os paraibunenses e público visitante, esse é o intuito maior”, enfatiza.

Durante a distribuição do bolo, o público foi animado ao som da Banda Dallas, que tocou ritmos de música sertaneja em um show especial em comemoração ao aniversário da cidade.

CURIOSIDADES SOBRE O BOLO DOS 356 ANOS DE PARAIBUNA

Segundo informações do Governo Municipal, foram utilizadas na produção do bolo de aniversário da Estância Turística de Paraibuna, em 2022, 150 assadeiras, o que equivale a um rendimento total de 6.000 (seis mil) porções, em média. O bolo foi do tipo ‘pão de ló’ tradicional com massa de ovos leve, recheado com doce de leite e cobertura de côco ralado e chantilly. Já no quesito tamanho, ele chegou a passar dos 10 metros de comprimento com 1,2m de largura.

01
02