Iniciativa da pasta começou há menos de um mês e já tem 20 praticantes; para participar é preciso ter pelo menos 7 anos e se inscrever antes

 

A Secretaria de Esportes e Lazer de Suzano promove às quartas-feiras e aos sábados treinos para os jogos de damas e xadrez. A iniciativa, que é gratuita, começou há menos de um mês e já conta com 20 participantes. As atividades de damas ocorrem no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão (rua Barão de Jaceguai, 375 – Centro), aos sábados, das 14 às 18 horas, e as de xadrez na Praça 21 de Abril, 35, no bairro Cidade Boa Vista, às quartas-feiras, entre 9 e 10 horas e das 16 às 17 horas.

 

Para o secretário Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, além da diversão, os jogos de tabuleiro contribuem com o desenvolvimento social dos praticantes. “Modalidades como essas, que exercitam e melhoram a memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico, são excelentes e ajudam igualmente na socialização, favorecendo a integração de crianças, jovens e adultos em ambientes competitivos e sociais. Também ensinam aos mais jovens que as regras precisam ser respeitadas”.

 

Apesar de ter começado há pouco tempo e contar com cerca de 20 praticantes, os treinos de xadrez e dama podem receber mais entusiastas de ambas as modalidades. Basta antes ir até um dos dois locais para se inscrever, apresentando RG, CPF, duas fotos 3×4 e comprovante de endereço de Suzano para realizar o cadastro. Não há limite de competidores, porém é necessário ter idade a partir de 7 anos. 

 

Jogos Escolares

Em 6 de junho, estudantes das Escolas Estaduais Luiz Bianconi (Jardim Anzai) e Professor Antônio Brasílio Menezes da Fonseca (Cidade Miguel Badra) terminaram em primeiro lugar na etapa inicial dos Jogos Escolares do Estado, tanto nas disputas de xadrez por equipes (masculina e feminina), quanto nas individuais, em Mogi das Cruzes, e se classificaram para a próxima fase da competição.

 

 

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano