Dados foram compartilhados em audiência pública na Câmara Municipal 

Dando continuidade às prestações de contas da Prefeitura de Suzano ao Poder Legislativo, nesta segunda-feira (13/06) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego apresentou dados da gestão à Comissão de Economia da Câmara Municipal de Suzano. Na oportunidade, o secretário André Loducca destacou a estruturação da pasta e informações sobre o desenvolvimento suzanense desde 2017. 

No setor da Agricultura, o destaque está para o atendimento de 120 produtores em 2022, sendo o maior índice dos últimos seis anos. Ao todo, desde 2017, a pasta viabilizou a doação de 485,5 toneladas de alimentos a entidades cadastradas. Neste mesmo período, o escritório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) efetuou 4,8 mil atendimentos em Suzano.

Outro destaque da pasta foi a atuação do Centro Unificado de Serviços (Centrus), que em 2020 ganhou a segunda unidade na região norte da cidade. Desde então, o equipamento inédito na localidade já garantiu 20.670 atendimentos diversos. Já na unidade central, localizada na avenida Paulo Portela, a estimativa é de 500 acolhimentos diários nos serviços de protocolo; isenção de Impostos; recadastramento municipal; recursos de multas; recebimento de currículos e encaminhamento para entrevistas; abertura de empresas; crédito ao Microempreendedor Individual (MEI) e orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que, inclusive, conta com três postos no município.       

O “Suzano Mais Emprego”, programa de empregabilidade liderado pela secretaria, também contabiliza 39.323 currículos encaminhados desde 2017, com a oferta de 11.979 vagas. Já no Artesanato, a pasta avançou com a oferta de 14 feiras oficiais, com destaque para as ações desenvolvidas no Parque Municipal Max Feffer e para os eventos “Mega Natal Artesanal” e “Mega Mãe – Feira de Artesanato”. Atualmente, o município conta com 267 artesãos devidamente cadastrados junto à municipalidade, com a emissão da Carteira Municipal do Artesão. 

De acordo com Loducca, os avanços observados nos últimos anos ocorrem concomitantemente à aprovação de legislações importantes no município. “Em nome da secretaria, agradeço a parceria da Câmara Municipal, que presta um apoio indispensável ao desenvolvimento de ações estratégicas para o município”, reforçou.

A audiência pública foi liderada pelo presidente da Comissão Permanente de Economia, Joaquim Rosa. A apresentação também foi acompanhada pelo presidente do Legislativo municipal, Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; além dos vereadores Artur Takayama; Edirlei Junio Reis, o professor Edirlei; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena.

Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano