Capacitação ocorreu nesta quinta-feira para cem atiradores da unidade de Suzano; curso seguirá até o dia 28 de julho

 

O curso sobre Queimadas Urbanas e seus Impactos à Saúde e ao Meio Ambiente foi ministrado nesta quinta-feira (23/06) para aproximadamente cem atiradores do Tiro de Guerra de Suzano. A iniciativa foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte da capacitação promovida pelo Núcleo Comunitário de Proteção de Defesa Civil (Nupdec), que também aborda outros temas, como construção civil, alagamento e atendimento pré-hospitalar. O treinamento ocorre todas as quintas-feiras e deve seguir até 28 de julho.

 

Na apresentação feita nesta quinta-feira, o coordenador da Educação Ambiental Não Formal da Secretaria de Meio Ambiente, Allan Santos de Oliveira, que tem formação em Engenharia Ambiental e Mestrado em Ciências da Saúde Pública, destacou os conceitos de meio ambiente e saúde, as ocorrências de queimadas urbanas e a legislação correspondente, os principais impactos e as formas de prevenção e controle.

 

Além de integrar a grade da capacitação da Defesa Civil, o treinamento atende às demandas do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) e do programa VerdEAr, voltado a abordar as temáticas de qualidade do ar, queimadas urbanas e mudanças climáticas. A ação também ocorre dentro do calendário de eventos do Mês do Meio Ambiente.

 

“Nós, do Nupdec, promovemos este curso uma vez por semana e agora, com a parceria, a Secretaria do Meio Ambiente foi até o Tiro de Guerra para ministrar este curso de queimadas urbanas e o impacto ambiental”, explicou a coordenadora do Nupdec, Viviane Raquel Rodrigues de Figueiredo Matos.

 

O secretário André Chiang classificou como de extrema importância a iniciativa em parceria com a Defesa Civil. “É sempre bom lembrar que cerca de uma centena de atiradores, de 40 bairros diferentes, estão recebendo essa capacitação. Eles acabam se tornando agentes regionais que podem ajudar na conscientização contra as queimadas. Só tenho a agradecer ao Nupdec pela parceria”, afirmou.

 

 

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano