Cães Thor e Dragon demonstraram suas habilidades em duas atividades nesta quinta-feira (23/06), como parte do programa Guard

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, por meio do Canil e do programa Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard), promoveu nesta quinta-feira (23/06) duas apresentações para alunos e educadores da Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro. As demonstrações foram protagonizadas pelos cães Thor, um rottweiler de 8 anos, e Dragon, um pastor belga malinois, de pouco mais de 1 ano. As 1,3 mil crianças da unidade participaram, sendo 650 para cada evento.

 

Thor foi o primeiro a apresentar as habilidades. Ele se “fingiu de morto” e realizou acrobacias para a alegria das crianças. Na sequência foi a vez de Dragon exibir seu faro, que auxilia os GCMs na procura por entorpecentes em ocorrências, para encontrar uma bolinha escondida pelos alunos em caixas diferentes pela quadra poliesportiva da escola.

 

Além de demonstrarem a desenvoltura dos animais em ações de rotina, atividades como estas também têm a função de aproximar a população das forças de segurança da cidade. “Este tipo de iniciativa é fundamental para a gente desmistificar que o policial e o GCM têm a prerrogativa somente de combater o crime, quando na verdade eles também podem ensinar. Agradeço muito ao prefeito Rodrigo Ashiuchi e à GCM por proporcionarem essa oportunidade e nos ajudar a incentivar crianças e adolescentes a evitarem o uso de drogas”, destacou o diretor da unidade, Marcos de Oliveira.

 

O subcomandante da GCM, André Alves da Silva, informou que o Guard é um dos programas mais respeitados de Suzano e destacou a interação dos alunos com a corporação. “É a primeira vez que viemos à escola Antônio Marques Figueira neste ano e fomos acolhidos por este público maravilhoso. No Guard, além desta demonstração, trabalhamos a autoestima das crianças e a prevenção contra as drogas. Isso é muito importante e gratificante”.

 

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques, também esteve na escola e elogiou a apresentação do Canil. “Para nós o que vale é a alegria das crianças vendo os animais e interagindo com eles. Nosso objetivo é sempre estar perto do público, e poder realizar essa demonstração é uma das maneiras de promover essa aproximação”, definiu.

 

Ainda estiveram no evento, auxiliando na organização e conduzindo os animais, os GCMs Fábio Correa, que orientou Thor, Ernandes da Costa, que esteve com Dragon, e Nilton Sousa.

 

 

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano