A ansiedade faz parte de um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizada pela preocupação excessiva, medo ou pensamento constante de que algo ruim está prestes a acontecer.

Costuma-se dizer que pessoas ansiosas não vivem o presente, pois estão sempre visando as possibilidades futuras. Isso acaba gerando muita tensão e estresse. O tratamento pode envolver técnicas de relaxamento, terapias e medicamentos. 

Contudo, sabe-se que existem gatilhos que podem colaborar para o agravamento das crises, entre eles estão os alimentares. Pensando nisso, neste texto vamos apresentar 6 bebidas que aumentam a ansiedade e que você deveria manter-se distante! 

6 bebidas que aumentam a ansiedade

1 – Bebidas alcoólicas

Ingerir bebidas alcoólicas para aliviar a ansiedade ou simplesmente na tentativa de relaxar não é uma decisão inteligente. Isso porque o álcool modifica os neurotransmissores cerebrais como a serotonina, que em um primeiro momento promove uma sensação de alegria exagerada, seguida de uma tristeza e ansiedade forte. 

O sistema límbico responsável pela regulação das emoções também sofre alterações que podem gerar um descontrole emocional, oscilando entre sentimentos felizes, tristes e ansiosos.

2 – Bebidas cafeinadas

Embora aumente significativamente a energia, produza uma sensação de bem-estar e auxilie no estado de alerta, o consumo excessivo de bebidas à base de cafeína causa muitos problemas como aumento do estado nervoso e agravamento da ansiedade em pessoas suscetíveis ao problema. 

Por isso, pessoas que bebem café precisam estar sempre monitorando o consumo para não produzir efeitos colaterais.

3 – Refrigerantes

Tanto os refrigerantes normais como as versões diet agravam os sintomas de ansiedade e depressão. Uma pesquisa realizada em 250 mil pessoas nos Estados Unidos, e apresentada pela Academia Americana de Neurologia, constatou uma relação entre depressão e o consumo de bebidas alcoólicas. Uma opção é substituir por água saborizada com limão.

4 – Energéticos

Especialistas de saúde costumam orientar pessoas que sofram de depressão e ansiedade para evitar o consumo de bebidas energéticas. Isso porque potencializam os sintomas. Pessoas que sofrem desses problemas ao consumir quantidades altas de energéticos podem ter tremores, taquicardia e insônia, sintomas também relacionados à ansiedade.

5 – Sucos industrializados

Estes produtos alimentícios contêm muitos corantes, conservantes, aromatizantes, sódio e açúcares que não beneficiam ao organismo. Pesquisas realizadas, afirmam categoricamente que o consumo sem moderação do açúcar piora os sintomas de quem sofre de depressão e ansiedade.

6 – Sucos de frutas

O recomendado para quem sofre de ansiedade é fazer o consumo de frutas inteiras que possuem boas quantidades de fibras que alteram a absorção de energia pelo sangue. Quando o suco é retirado da fruta são perdidas muitas fibras, permanecendo apenas teores de frutose que aumentam os picos de glicemia, que, dentre as consequências, pioram os sintomas de ansiedade.