Evento foi realizado em celebração aos 15 anos da escola estadual que leva o nome do profissional que protagonizou o desenvolvimento educacional paulista  

 

Em nome da Prefeitura de Suzano, o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, participou da cerimônia de comemoração dos 15 anos da Escola Estadual (EE) Professor Paulo Kobayashi. Durante a ocasião, o patrono da unidade foi homenageado pelo seu importante papel no desenvolvimento da educação no Estado de São Paulo até 2005, ano do seu falecimento.  

 

O evento também contou com as presenças do presidente do Instituto Paulo Kobayashi e filho do mesmo, Victor Kobayashi, do vereador Artur Takayama, da diretora Maria Cristina Rosel Martinez Leite, dos vice-diretores Valdecir Gomes e Laís Alcântara e ainda de Raquel Kobayashi, Reinaldo Katsumata e alunos, que puderam reviver a extensa trajetória de vida do homenageado e prestigiar suas conquistas.  

 

Paulo Seiti Kobayashi nasceu em Ribeirão Pires, a 27 quilômetros de Suzano, e aos 17 anos foi para a capital dar continuidade aos seus estudos. Posteriormente, iniciou sua carreira dentro da educação como professor de geografia e lecionou durante 20 anos em cursos preparatórios para nível médio e superior, contribuindo com a formação de mais de 1 milhão de alunos. 

 

Sua história dentro da política foi marcada em razão da luta pelos direitos na educação, principalmente por conquistar sete mandatos parlamentares e ocupar cargos como a presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo e da Câmara Municipal de São Paulo, além da coordenadoria da Bancada Paulista no Congresso Nacional.  

 

Diante deste currículo, em 2006, seu nome foi pleiteado para intitular a então nova unidade da rede estadual de ensino localizada na Vila Maluf. Para a diretora da escola, Maria Cristina Rosel, a escolha reflete na qualidade e autoestima dos estudantes, por carregar consigo o nome de uma pessoa inspiradora. “Este momento foi muito importante para reafirmarmos o compromisso com a educação destes jovens, pois eles são o futuro e os articuladores de grandes realizações, assim como fez nosso patrono, uma referência para todos nós”, reflete. 

 

André Chiang ainda reforçou o legado deixado por Kobayashi, como um exemplo de gestor público e ativista nas pautas da Educação. “Foi uma figura política muito importante para o desenvolvimento das cidades do Estado, principalmente aqui do Alto Tietê. Ver sua história imortalizada em um lugar de transformação social é um reconhecimento para todas as gerações da família e da comunidade que admirava seu trabalho”, finaliza.  

 

A Escola Estadual Professor Paulo Kobayashi atua dentro do sistema de ensino integral com estudantes dos ensinos fundamental e médio e está localizada na rua Maurício Mariano, 1, na Vila Maluf. Para mais informações, o telefone de contato é (11) 4742-7754.

Foto: Divulgação/Secop Suzano