Projeto suzanense voltado à saúde feminina impulsionou os atendimentos médicos na região 

A Secretaria de Saúde de Suzano realizou no último sábado (02/10) a segunda edição do “Expresso Mulher – Clínica Itinerante de Saúde Feminina”. A iniciativa, que faz parte da campanha Outubro Rosa, garantiu mais de 400 procedimentos especializados para o público feminino das proximidades da Cidade Boa Vista. Durante o acolhimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia, elas tiveram acesso facilitado a exames de imagem, consultas e outras necessidades na rede de atenção básica.

A ação foi voltada exclusivamente para as suzanenses que já tinham procedimentos agendados na unidade e em outras localidades adjacentes. Ao longo do dia, os profissionais da Saúde fizeram cem procedimentos de ultrassom de mama e transvaginal, 62 consultas ginecológicas, 40 coletas de exames papanicolau, além de 200 testes rápidos para hepatite e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV e sífilis.

Outras medidas também foram oferecidas ao público na ocasião, como acupuntura, atendimentos com dentista e com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), cuidados com a saúde mental, bem como aconselhamentos e orientações sobre os cuidados com a saúde da mulher. A coleta de Papanicolau também se estendeu para as Unidades de Saúde da Família (USFs) Antônio Marques de Carvalho, do Jardim Maitê, e Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis.

Na oportunidade, o prefeito Rodrigo Ashiuchi visitou a unidade da Cidade Boa Vista para acompanhar o andamento do projeto itinerante. Ele esteve acompanhado da primeira-dama, Larissa Ashiuchi, do Secretário Municipal de Saúde, Pedro Ishi, da diretora da Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, e da gerente da UBS, Edirene Zironde.

Larissa pontuou que o “Expresso Mulher” já havia contemplado a região do Parque Residencial Casa Branca em agosto. A primeira edição também conquistou números importantes, com 305 atendimentos realizados em teor preventivo e informativo, inclusive com palestras. “O projeto é de extrema importância para agilizarmos os serviços ginecológicos à população da cidade e prezar pela saúde das mulheres”, afirmou.

O chefe do Executivo parabenizou todos os agentes da Saúde pelo empenho e comprometimento com a realização do mutirão, que tem beneficiado tantas suzanenses. “Nossa meta é levar esta iniciativa para mais regiões do município em breve, garantindo o acesso rápido do público feminino a procedimentos como os exames de imagem, que por vezes acabam demorando para serem feitos. É uma medida essencial para impulsionar a atuação da rede básica, em especial nas ações preventivas, com atendimento ágil, de qualidade e cada vez mais humanizado”, concluiu.

Fotos: Paulo Pavione/Secop Suzano