Os alunos da Escola Municipal Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, na Vila Helena, tiveram uma experiência única nesta semana. Dentro das salas de aula, participaram de visitas virtuais a diversos museus do Brasil e do mundo. A iniciativa foi possível graças à aquisição recente de novos equipamentos eletrônicos, que fortalecem o trabalho dos educadores e o contato das crianças com a tecnologia.

Na ocasião, os chromebooks da instituição, que são notebooks com sistema operacional da Google, foram utilizados para uma atividade diferenciada com as turmas. Por meio de orientação e acompanhamento dos profissionais da Educação, as crianças acessaram os ambientes virtuais e interativos da Pinacoteca de São Paulo, do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e do Museu do Louvre, da França.

Com isso, elas tiveram acesso remoto a uma série de exposições artísticas, culturais e históricas com uma experiência imersiva em 360 graus. Conforme tocavam na tela, elas se movimentavam virtualmente pelo espaço, observando de vários ângulos as instalações e as obras de diversos artistas renomados. A atividade ainda contou com pesquisas sobre o assunto, organizadas e monitoradas pelos educadores responsáveis.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou com alegria as infinitas possibilidades que a tecnologia oferece para o cotidiano escolar. “Para nós, profissionais da Educação, essas cenas não têm preço. É realmente gratificante poder levar esses conteúdos para as crianças. Hoje elas puderam visitar centros culturais extremamente importantes para o País e o mundo sem sair da sala de aula, sem nenhum gasto. Os novos equipamentos implementados na rede municipal vieram para fortalecer o ensino e abrir caminho para novas abordagens pedagógicas e inclusivas”, ressaltou.

No início do mês, a escola da Vila Helena foi contemplada pela administração municipal com 48 novos chromebooks, além de dois carrinhos de transporte para garantir a mobilidade dos itens entre as salas de aula. Eles são usados para atividades diversas e para a realização de dois novos cursos de tecnologia, sendo um de gamificação, promovido pela prefeitura, e outro de robótica espacial, oferecido pelo Ministério da Educação. A implantação dos recursos tecnológicos atualmente beneficia 436 alunos da unidade.

Segundo o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a expectativa é que em breve esta medida seja ampliada para outras escolas, como forma de reforçar o ensino na rede municipal. “A medida possibilita que estudantes de diversas condições financeiras possam ter acesso e desenvolver familiaridade com a tecnologia, fator essencial para as suas formações. Como podemos ver, os trabalhos já estão dando resultados promissores e prometem beneficiar ainda mais crianças. Este é mais um passo que Suzano dá para que a educação e a tecnologia caminhem juntas”, concluiu.

Fotos: Divulgação/Secop Suzano