Setenta e sete pessoas participaram da Campanha de Doação de Sangue de Itaquaquecetuba, realizada na última sexta-feira (10). A ação fez parte da programação de aniversário da cidade e foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemocentro São Lucas.

Ao longo do dia, o Ginásio Municipal de Esportes “Sumiyoshi Nakaharada”, na Vila Japão, recebeu autoridades e munícipes que foram acompanhar ou doar sangue. “Vamos promover mais vezes essa ação que ajuda tantas pessoas. Doe sangue e salve vidas”, disse o secretário de Saúde, Edson Rodrigues.

Seis cadeiras fizeram o atendimento que durava cerca de 40 minutos. No local, o interessado em doar fazia um cadastro, depois a triagem e, se estivesse apto, era encaminhado para a coleta. Ter bom estado de saúde, idade entre 16 e 69 anos e pesar mais de 52 kg são alguns dos critérios.

A rede municipal não tem banco de sangue e é a primeira vez que a prefeitura realiza a campanha. O Hemocentro São Lucas faz a distribuição para bancos de sangue de hospitais conveniados, incluindo da rede SUS, na capital e Grande São Paulo.

“Uma pessoa pode doar 500 ml de sangue e salvar até quatro vidas. Queremos promover mais ações como essa na cidade. O resultado e adesão da população foi bem positivo”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues. Fotos: Millena Matos

LEIA TAMBEM:  Operação da PF tenta identificar quadrilha que fabrica dinheiro falso e anuncia na internet