Foto: Maxson Rodrigues - Secom

A Vigilância Epidemiológica de Ferraz de Vasconcelos registrou em julho o menor número de mortes por Covid-19 desde o início do ano, com seis casos confirmados. Neste primeiro semestre, houve 290 mortes, sendo a maioria delas ocorrida no mês de março (119) quando o país registrou o segundo pico da pandemia. No total, a cidade tem 484 óbitos confirmados até julho.

O banco de dados da Vigilância contém dados desde março do ano passado quando recebeu as primeiras notificações de mortes por Coronavírus. Desde então, o órgão abastece o sistema e inclui os casos mês a mês. Embora, a maioria das notificações aconteça de maneira tardia elas são incluídas na data do falecimento para gerar um gráfico com dados seguros e reais.

Baseado nisso, é possível afirmar que Ferraz vem registrando queda no número de mortes em decorrência da Covid-19. O avanço da vacinação e as medidas sanitárias adotadas pela Prefeitura contribuíram para a redução nos casos, segundo a secretária de Saúde, Kelly Hungria. “Esses dados mostram a eficácia da imunização. Mesmo assim, não podemos pensar que a pandemia acabou. Pelo contrário, temos que garantir a cobertura total de vacinação e impedir que novas variantes do vírus cheguem ao nosso município”, explicou.