As equipes médica e de enfermagem do Pronto-Socorro Municipal Dr. Raul Nicolino Pena Cunha foram surpreendidas com uma visita especial na última semana. Os protagonistas deste momento emocionante foram os munícipes Deuclides Rossini e sua esposa, Maria do Perpétuo Socorro, que retornaram ao local para agradecer os funcionários pelo atendimento e apoio.

Rossini deu entrada no setor de emergência do órgão municipal na noite do dia 14 de junho, após um encaminhamento do Pronto Atendimento de Palmeiras. O munícipe alegou um mal-estar e fortes dores no peito, que posteriormente, com um exame de eletrocardiograma, foi diagnosticado o início de infarto agudo do miocárdio.

A equipe prontamente acolheu o paciente que passou cerca de sete minutos desacordado antes de ser reanimado com o desfibrilador. Em seguida, permaneceu entubado para completa recuperação de todos os órgãos e, após apresentar melhora significativa, foi liberado no dia 20 de junho com consultas e acompanhamento médico agendado. “Eles salvaram a minha vida. Agora que estou melhor, quis rever cada um deles e agradecer pessoalmente pelo profissionalismo e por não desistirem de mim”, explicou Deuclides.

Maria do Perpétuo Socorro também relembra o quanto os servidores municipais foram atenciosos e ofereceram atendimento imediato ao seu marido. “Nós ficamos com muito medo. Ele tem 73 anos e nunca havia passado por nenhuma situação assim. Agradeço muito aos enfermeiros e médicos que prestaram todo apoio naquele momento”, afirmou emocionada.

O reconhecimento dos profissionais foi externalizado com um gesto de amor, afeto e empatia por meio da visita do casal e a doação de fraldas para quem mais precisa. A coordenadora do Pronto Socorro Municipal, Cíntia Steffens, afirma que a visita foi surpreendente e emocionou todos que estavam ali presentes. “Muitas são as vidas salvas diariamente no PS, mas não é todo dia que retornam para nos contar. Foi um respiro de gratidão em meio aos dias de intenso trabalho que temos”, disse.

Assim como Deuclides, só nos três primeiros meses deste ano, mais de 47 mil pessoas também foram assistidas no PS. Em 2021, o local recebeu a readequação de consultórios para atendimento geral e salas de triagem, bem como espaços para coleta de exames e acompanhamento com ecocardiograma. A estrutura é mais uma importante ferramenta para assegurar o bem-estar dos munícipes, que conta com mais de 126 servidores e funcionários de empresas privadas à disposição.

O chefe da pasta, Pedro Ishi, afirma que a busca por melhorias nos instrumentos públicos de saúde é constante e ressalta as contratações realizadas em março deste ano para estruturar a rede de apoio na pandemia do novo coronavírus e não ausentar os atendimentos de outras enfermidades.

“Por meio do convênio com a Santa Casa de Misericórdia, pudemos contratar mais cem novos profissionais para atuarem exclusivamente na ala do ‘covidário’ e assistir os suzanenses em sua totalidade”. O secretário ainda parabeniza o trabalho da equipe do PS e reitera a importância de um atendimento mais humano. “Neste momento, vimos o quanto a generosidade e empatia são transformadoras e nossos promotores da saúde têm esse sentimento intrínseco em cada um, pois todas as vidas importam e essa sempre será nossa premissa”, finalizou.

O Pronto Socorro Municipal funciona 24 horas e está localizado na rua Kaneji Kodama, número 1459, no bairro Vila Figueira em Suzano. Para mais informações, o telefone de contato é o (11) 4747-5788.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui