Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Educação encerra nesta sexta-feira (16/07) o prazo para inscrições e recadastramento no programa municipal Passe Livre Estudantil. Até o momento, a pasta já registrou 1.299 inscrições, sendo 653 novos cadastros e 646 recadastramentos. A iniciativa assegura a gratuidade no transporte público neste segundo semestre para os alunos que fazem parte do perfil contemplado. O benefício estará disponível a partir do retorno oficial das aulas presenciais das instituições de ensino.

Para participar, o aluno deve ser morador de Suzano e se encaixar no perfil de renda familiar total de até três salários mínimos ou de renda per capita de até meio salário mínimo para cada integrante, com a comprovação pela folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico). A inscrição ou renovação do cadastro para o segundo semestre ocorre por meio do hotsite do programa (www.suzano.gov.br/web/passe-livre).

A plataforma oferece instruções detalhadas sobre o procedimento, que se inicia com a verificação do CPF. O endereço eletrônico também dispõe de uma sessão de “Dúvidas Frequentes” e um vídeo com “Tutorial de Cadastramento”. Ainda no ambiente online, o estudante deverá acompanhar o processo de análise e validação da sua solicitação, que terá duração entre 20 e 30 dias. A digitalização e o envio de documentos ocorrem totalmente pelo próprio site. A pessoa que está realizando a inscrição pela primeira vez, deve atentar-se à divulgação da data de confecção do seu cartão na tela “Dados do Estudante”.

O secretário de Educação, Leandro Bassini, destacou a necessidade de a inscrição ou renovação acontecer dentro do período indicado, até sexta-feira (16/07). “Cada pedido será analisado em tempo hábil e, sendo aprovado, o solicitante terá direito ao benefício da gratuidade no transporte público municipal. Devido à pandemia, a liberação dos créditos para os beneficiários aprovados pelo programa será realizada somente mediante o retorno das aulas presenciais”, disse.

Portanto, segundo o secretário, o aluno deverá se atentar ao calendário escolar e aguardar notificação por e-mail informando sobre o primeiro carregamento do seu cartão. “O programa visa garantir acesso ao ensino. Passamos por um período muito difícil ao longo dos últimos semestres, mas, agora, com a vacinação dos profissionais da Educação, estamos esperançosos com a retomada segura das atividades presenciais. Para isso, contamos com o empenho e senso de responsabilidade de toda a sociedade para que juntos possamos superar a pandemia”, reforçou.

Sobre

O Passe Livre Estudantil foi criado por meio da lei complementar nº 226/2013 e alterado pelas leis complementares nº 313/2017 e nº 317/2018. As solicitações devem ocorrer até sexta-feira (16/07). No entanto, será possível enviar a documentação posteriormente. Isso porque muitas instituições de ensino suspenderam o atendimento ao público em razão da pandemia de Covid-19. Por este mesmo motivo, neste semestre, o programa Passe Livre Estudantil prioriza o atendimento pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (11) 4744-6084.