Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbano promoveu uma série de trabalhos ao longo do mês de junho em Suzano, beneficiando pelo menos 50 vias em toda a cidade. As localidades passaram por serviços de sinalização horizontal e vertical, além de receber a revitalização em abrigos de ônibus e rampas de acessibilidade. As intervenções garantem mais segurança a pedestres e motoristas que trafegam pelas vias do município.

Entre as principais atividades desempenhadas pelas equipes de trânsito está a implantação e reforço da sinalização horizontal em pontos estratégicos da cidade. Só na região central, as melhorias chegaram para mais de 20 vias, contemplando as ruas Baruel, Rui Barbosa, Nair Ferreira Martins, Abdo Rachid, Doutor Felício de Camargo, Sebastião Luís, Major Pinheiro Froes, Tiradentes e Otávio Miguel da Silva, bem como a avenida Paulo Portela.

Os trabalhos ainda alcançaram vias importantes dos bairros Jardim Santa Helena, Vila Urupês, Vila Amorim, Parque Suzano, Parque Residencial Casa Branca, Parque Santa Rosa, Jardim Lazzareschi, Jardim Novo Colorado, Jardim das Flores, Jardim Nazaré e Vila Monte Sion.

Já na região norte, a sinalização horizontal foi reforçada no Jardim São Bernardino e Sesc, além da estrada Portão do Honda, que passa por bairros como Jardim Revista e Jardim Alterópolis. Em Palmeiras, a ação contemplou o Jardim Belém, Vila Ipelândia, Jardim Aeródromo Internacional, Jardim São Luís e Recanto São José, incluindo a estrada do Koyama, que é uma das principais vias da região.

Quanto à sinalização vertical, com a instalação de novas placas de trânsito, as equipes atuaram nas ruas Amélia Guerra (Vila Amorim), Regina Cabalau Mendonça  (Parque Santa Rosa), Luís Cavalcante de Araújo (Vila Urupês), Assembleia de Deus (Jardim Colorado), Nhonhô de Lima (Recanto São José) e Thadeu José de Moraes (Vila Urupês), além das avenidas Sebastião de Lima Franco (Vila Real Santista) e Francisco Marengo (Jardim Dona Benta) e as estradas Caxangá (Jardim Caxangá) e dos Fernandes, no cruzamento com a rua Roque Eroles (Jardim Casa Branca).

De acordo com o chefe da pasta, Claudinei Valdemar Galo, a secretaria busca sempre priorizar esse tipo de trabalho no horário noturno ou aos finais de semana, a fim de se evitar impactos ao fluxo de veículos. “Aproveitamos esses intervalos de pouca movimentação para trabalhar e deixar a cidade em ordem, principalmente na região central, onde o fluxo do trânsito é intenso durante o dia. Nos bairros, conseguimos manter equipes diariamente em atuação para serviços de manutenção da sinalização e outras atividades necessárias”, explicou.

Outro importante trabalho desempenhado neste período foi a revitalização de abrigos nas ruas Sete de Setembro e Tiradentes, na região central, e na rua Ramon Barbancho, no Sesc. Já a Cidade Edson, recebeu a instalação de uma nova estrutura na rua Lobato.

Inclusive, as ruas Tiradentes e Nove Julho também receberam novas rampas de acessibilidade, que garantem mais segurança às pessoas com dificuldade de locomoção na malha central da cidade. De acordo com Galo, a ação é permanente. Entre 2019 e 2021, a secretaria promoveu a construção de 242 rampas de acessibilidade em Suzano e, só neste ano, 75 estruturas foram revitalizadas para facilitar o fluxo de pessoas com mobilidade reduzida.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, essas atividades contribuem para uma cidade mais segura e melhor cuidada. “Suzano já é uma cidade de cara nova, sendo que desde 2017 nos empenhamos em atuar de maneira séria na manutenção e zeladoria do município, passando pelo trabalho essencial da Mobilidade Urbana. Uma boa sinalização de trânsito é capaz de evitar acidentes e salvar vidas suzanenses, e é sobre isso que tratamos”, afirmou.