Créditos das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

A Operação Cata-Treco deu início nesta terça-feira (22/06) ao seu novo cronograma de coletas, que atenderá mais 14 bairros de diversas regiões. O projeto é responsável por recolher objetos que não têm mais utilidade para os moradores e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até a próxima terça-feira (29/06). A programação completa pode ser conferida no site oficial da prefeitura (bit.ly/Cata-TrecoSuzano).

Para que toda a demanda da população seja coletada, as equipes contam com dois caminhões, que passam pelas ruas das comunidades à procura de inservíveis. O primeiro atende as ruas da Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim Imperador, Jardim Monte Cristo, Jardim Suzanópolis, Jardim Márcia, Jardim dos Ipês, Parque Suzano, Conjunto Residencial Iraí e adjacências. Já o segundo veículo cobrirá toda a extensão dos bairros Jardim Fernandes, Cidade Boa Vista, Jardim Carmem, Jardim Dona Benta, Jardim Europa, Jardim Varan e proximidades.

Levando em consideração a possibilidade do cronograma sofrer alterações, principalmente pela quantidade de itens descartáveis de cada bairro, as equipes recomendam que os moradores separem os objetos sem utilidade logo nos primeiros dias da programação oficial, depositando-os na calçada em frente a sua residência. Assim, os agentes municipais realizarão a coleta de forma ágil conforme o caminhão avançar pelas ruas.

Também é possível contribuir para a construção de futuros itinerários indicando locais que precisam da coleta. Para isso, basta participar da consulta pública promovida pela administração municipal, por meio do formulário bit.ly/CTnoBairro, o preenchendo com seus dados pessoais, como nome e telefone, e indicando o bairro ou localidade que deseja a visita dos caminhões. Com essa iniciativa, a gestão do projeto visa direcionar o serviço para atender prontamente às necessidades dos suzanenses.

O secretário municipal de Governo, Alex Santos, lembrou que o projeto agora também acolhe outros tipos de materiais descartáveis. Além de móveis e eletrodomésticos, o serviço também contempla a coleta de isopor, vidro e todos os tipos de óleo, que devem ser entregues em garrafas fechadas. Apenas não são aceitos restos de construção civil (entulhos).

“Os entulhos podem ser encaminhados para um de nossos ecopontos, seja o do Parque Maria Helena, o da Marginal do Una ou o novo posto de coleta do Jardim Dona Benta, que foi inaugurado nesta segunda-feira (21/06) e já está totalmente funcional. O Cata-Treco tem realizado um trabalho extremamente importante para dar um destino correto a tantos objetos que não têm mais utilidade às pessoas, pois estes materiais poderiam ser descartados de forma irregular nas ruas ou no meio ambiente”, concluiu.

Quem presenciar descarte irregular na cidade pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 0800-774-2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui