Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, inaugurou nesta segunda-feira (21/06) um novo ecoponto na cidade, localizado no Jardim Dona Benta. O espaço, que fica no número 183 na estrada Takashi Kobata, conta com uma área de mil metros quadrados e já está em pleno funcionamento. A estrutura é mais uma conquista do município nos trabalhos de preservação ambiental e combate ao descarte irregular. Os secretários municipais de Meio Ambiente, André Chiang, e de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, também acompanharam a ação.

O novo ecoponto do Jardim Dona Benta é destinado para o recebimento de restos de construção civil (entulhos), materiais recicláveis, móveis e equipamentos domésticos, resíduos de poda e jardinagem, óleos de cozinha, pilhas, baterias e latas de tinta vazias. O espaço apenas não acolhe pneus, que podem ser encaminhados ao centro de coleta da Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553), estrutura com atendimento exclusivo a estes objetos.

Com investimento estimado em R$ 130 mil, a construção é resultado de uma parceria da prefeitura com a empresa MRV Engenharia, responsável pela construção de apartamentos na cidade. As obras tiveram início em janeiro, com preparação do terreno, cercamento, implantação de grama e a construção da estrutura adequada para receber os materiais diversos. Além da obra, a empresa ainda doou equipamentos, como uma caçamba grande e cinco pequenas para contribuir com a capacidade de coleta do espaço, assim como placas de identificação.

Na ocasião, o coordenador de obras da MRV, Fábio Henrique da Silva, pontuou que, além do ecoponto, a empresa já realizou outras obras em parceria com a prefeitura, por meio de Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV), com a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Europa, uma escola no Jardim Gardênia e uma ação de recomposição ambiental no Jardim Chácara Mea. “A MRV tem uma preocupação em fazer a mudança não só nos seus empreendimentos, mas também nos entornos onde atuamos. Para nós, é um prazer imenso contribuir para o desenvolvimento da cidade de Suzano”, afirmou.

O chefe da pasta de Meio Ambiente, André Chiang, ressaltou a importância deste novo equipamento público para a região, que enfrenta problemas frequentes com descarte irregular. “Com este novo ecoponto, conseguimos colocar à disposição do munícipe um local adequado e capacitado para acolher vários tipos de materiais descartáveis. Além de entulhos e recicláveis, as pessoas também podem levar pilhas, eletrônicos e óleos”, destacou.

Segundo o titular de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, a administração municipal tem acompanhado de perto a viabilidade dos novos empreendimentos, principalmente na região norte, para que eles sejam implementados de forma coordenada. “O ecoponto foi objeto de Estudo de Impacto à Vizinhança e, agora que está estabelecido de forma adequada, melhora consideravelmente a questão ambiental na região”, disse.

Em sua fala, Ashiuchi agradeceu o excelente trabalho da MRV, uma grande parceira da cidade que tem contribuído muito para a promoção de melhorias à população. Ele ainda lembrou que agora a cidade conta com um total de quatro ecopontos e uma central de triagem, estruturas que estão espalhadas por diversas regiões para atender a toda a população. “Com parcerias público-privadas já trouxemos diversas melhorias para a cidade e novas ainda virão. Escolas, unidades de saúde, tem muita coisa boa vindo para Suzano. Agora, a cidade conta com mais uma estrutura de peso para reforçar a preservação ambiental. Seguimos empenhados em construir uma cidade melhor para todos”, concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração a diretora da pasta de Meio Ambiente, Solange Wuo; a diretora de Planejamento Territorial, Eliene Coelho; e o diretor de Projetos, Ricardo Hatiw Lú. Representantes da MRV também prestigiaram a abertura do espaço, com a participação dos engenheiros Mateus Hoffmann e Viviana Ferreira, do auxiliar de engenharia David Nunes e do gestor Arnaldo Nonaka.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui