Foto: Maxson Rodrigues/ Secom Ferraz

Ferraz de Vasconcelos continua promovendo a campanha contra o câncer de boca. A ação, que ocorre por meio de avaliações bucais nas unidades de saúde do município, visa não só a orientação em relação à higiene bucal, mas principalmente o possível diagnóstico precoce em casos de câncer. A campanha deve ocorrer até a finalização da vacinação contra a gripe, sendo iniciativas simultâneas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, qualquer pessoa pode procurar pelo atendimento em sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Depois da avaliação, os encaminhamentos necessários são feitos, podendo estes ser para tratamento odontológico ou para exames e consulta com oncologista.

A pasta ainda ressalta a mudança de faixa etária frente ao câncer de boca. Segundo a Saúde ferrazense, antes esta avaliação específica era direcionada para idosos, e hoje, com o uso de narguilé, cigarros eletrônicos e o consumo de bebida alcoólica, o atendimento também é essencial para pessoas com 20 anos ou mais.

A coordenadora da Saúde Bucal de Ferraz, Carla Souza Santos, ressalta a importância desta campanha no município. “O câncer de boca é invasivo, agressivo e o quanto antes for diagnosticado, melhor. E é exatamente esse o novo objetivo, dar mais chances de cura para quem descobre o câncer de forma precoce. Pedimos para que a população não deixe de participar”, afirmou Carla.

Balanço

Em um mês de campanha, a Saúde ferrazense já identificou 43 casos com alteração/suspeita de malignidade. Estas pessoas foram encaminhadas e estão sendo acompanhadas pela rede municipal. No total, quase mil atendimentos já foram realizados neste sentido, sendo que 254 idosos já foram avaliados, 550 pessoas com idade de 40 a 59 anos e 150 de 20 a 39 anos.

Além da avaliação relacionada ao câncer de boca, a Secretaria também já começou um trabalho relacionado à colocação de prótese dentária para os ferrazenses que precisam, o que também está sendo identificado nestes atendimentos.