A Prefeitura de Suzano segue ampliando as operações de fiscalização de comércios na cidade. Os trabalhos são realizados por todo o município para garantir o cumprimento das medidas de restrição impostas para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entre as noites de sexta-feira e sábado (28 e 29/05), sete locais foram autuados pelos fiscais.

A ação foi realizada por equipes da Vigilância Sanitária, do Departamento de Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal (GCM), com o apoio da Polícia Militar (PM). Na ocasião, os agentes circularam por diversos pontos da cidade, em vistorias de rotina e acompanhamento das denúncias.

Ao todo, cinco bares, uma lanchonete e uma pastelaria receberam autos de infração. Os estabelecimentos comerciais da região central e do Parque Samambaia foram notificados por desrespeitar as determinações municipais a respeito do limite de lotação permitido, horário de funcionamento e consumo no local.

Atualmente, Suzano se encontra na “Fase de Transição” do Plano São Paulo, que restringe a atuação comercial nos municípios, sendo permitido atendimento das 6 às 21 horas, com ocupação restrita a 40% da capacidade total do local.

É importante lembrar que o uso de máscara é obrigatório, tanto em ambientes abertos como em fechados, e os serviços essenciais devem seguir protocolos de higiene, com a oferta de álcool gel, aferição de temperatura, respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas e outras ações que visem a proteção de todos. Suzano ainda segue com as recomendações de toque de recolher, estipulado para o período das 21 às 5 horas.

O responsável pela Vigilância Sanitária, Mauro Vaz, alertou os comerciantes e cidadãos a respeito da importância de manter os cuidados e cumprir as medidas de higiene e distanciamento social. Segundo ele, tais ações são essenciais para conter a disseminação do vírus e evitar que o combate à doença regrida, o que traria restrições mais severas aos estabelecimentos.

LEIA TAMBEM:  GCM de Suzano recebe 15 novas pistolas

“Mesmo com medidas restritivas mais brandas, o respeito ao horário de funcionamento e à lotação permitida ainda são necessários para que superemos essa crise. A pandemia não acabou. Tendo isso em mente, combater a Covid-19 é um compromisso de todos. Usem máscara, evitem aglomerações e se protejam. A campanha de imunização segue forte na cidade, portanto peço a paciência e a compreensão da população para preservar a saúde e o bem-estar de todos”, reforçou Vaz.

Para realizar denúncias sobre funcionamento inadequado de comércios basta ligar para o Departamento de Fiscalização de Posturas no telefone (11) 4745-2046. Aglomerações e festas clandestinas podem ser denunciadas por meio do “Disk Aglomeração” de Suzano, no WhatsApp (11) 99317-3821.