A Prefeitura de Suzano realizou nesta quarta-feira (26/05) um novo mutirão de castração e microchipagem de animais domésticos. A ação, que contou com a parceria das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde, beneficiou mais de cem animais cadastrados.

A iniciativa aconteceu na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, na região central da cidade, local que já havia recebido a primeira edição do mutirão deste ano, em fevereiro. Na ocasião, os animais passaram por cadastro, foram encaminhados para pesagem e depois receberam o atendimento da equipe de médicos veterinários, que realizaram os procedimentos de castração. Após o acompanhamento pós cirurgia, os profissionais orientaram cada um dos tutores a respeito dos cuidados necessários com os pontos e demais medidas para preservar a saúde dos cães e gatos.

O procedimento é parte das políticas públicas de posse responsável, atuando como um importante instrumento de controle populacional de animais domésticos na cidade. Com isso, a administração municipal inibe a procriação indesejada e previne que filhotes sejam abandonados nas ruas, onde ficam expostos a condições sanitárias adversas e vulneráveis a acidentes e maus tratos.

Além da operação, também foram implantados microchips nos cães e gatos, uma medida feita para garantir que os responsáveis pelo animal o encontrem caso ele se perca ou fuja. Com isso, é possível manter um monitoramento constantemente de sua localização. Caso um veterinário, um clínico de abrigo de animais ou alguém que tenha o leitor adequado o recolha, essa pessoa ainda pode entrar em contato com o tutor por telefone, pois o número fica registrado no item subcutâneo.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

O cadastro para participar das próximas edições do mutirão pode ser feito por meio do telefone (11) 4745-2055. Após esta etapa, as equipes realizarão a chamada quando houver uma próxima ação, de acordo com o agendamento e o nível de urgência dos pedidos. Nesta edição, foi priorizado o atendimento às Organizações Não Governamentais (ONGs) e os protetores de animais da cidade.

LEIA TAMBEM:  Empreendedores das ruas do setor alimentício voltam às atividades em Mogi

De acordo com o chefe da pasta de Meio Ambiente, André Chiang, desde 2017, ano que se iniciou a campanha da prefeitura, mais de 4 mil animais receberam castração gratuita. “Os mutirões são realizados ao longo de todo o ano por diversos pontos da cidade, de forma a contemplar todas as regiões. A expectativa é que mais duas ações de castração sejam realizadas em junho, visando atender o restante da população animal que aguarda o benefício gratuito”, afirmou.