A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba resgatou uma Coruja-Gavião nesta segunda-feira, dia 24. O animal foi encontrado por um munícipe e levado até o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade, para as medidas cabíveis.

Itaquaquecetuba possui diversas Áreas de Proteção Ambiental (APA), com isso, animais silvestres podem ser avistados com mais frequência. A coruja foi encontrada dentro do quintal de uma casa no bairro Jardim Silvestre. Ao ser entregue, não apresentou machucados ou ferimentos aparentes, mas por medida preventiva com a espécie, a guarnição enviou a ave para uma bateria de exames e cuidados no Parque Ecológico do Tietê.

O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explica que é muito comum a aproximação de animais silvestres em áreas urbanas, mas ressalta o cuidado de que, todo animal silvestre é protegido por lei e a domesticação da espécie pode trazer sérias consequências. “É crime cuidar de animais silvestres sem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis),que é o órgão público autorizado, sem contar que são animais acostumados com seu habitat natural e pode trazer um desequilíbrio para a espécie”, orienta Caldeira.

A Guarda Ambiental pode ser acionada por meio do número 153.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui