Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Ferraz de Vasconcelos tomaram posse na segunda-feira (24). Os eleitos cumprirão o biênio que vai até 2023. A cerimônia ocorreu na Prefeitura, na Vila Romanópolis, e contou com a presença da prefeita Priscila Gambale.

Inicialmente, cabe destacar que o Conselho é formado por representantes da sociedade civil, estes de oito organizações sociais. O grupo também conta com a participação de titulares e suplentes do poder Executivo, que desta vez são das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Obras Públicas, Assuntos Jurídicos e Cultura e Turismo. Ao todo, 28 membros tomaram possa.

Também é importante lembrar que o CMDM é um espaço garantido pela Constituição, onde ocorre a participação efetiva da população, por meio de organizações da sociedade civil. Assim, o órgão possibilita a transparência de ações, a discussão de políticas públicas no atendimento em geral para a mulher e propõe soluções definitivas no município.

Ainda sobre o objetivo do grupo, está entre suas atribuições formular diretrizes, propor políticas públicas que visem a garantia dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações que aflijam sua plena inserção na vida econômica, política, social e cultural. O Conselho também deve propor e deliberar sobre critérios para a aplicação de recursos e acompanhar junto ao Executivo e Legislativo a definição de dotação orçamentária a ser destinada à política do gênero, entre tantas outras funções.

A prefeita Priscila Gambale, que empossou os novos membros, destacou a importância dos trabalhos do CMDM. “Essa representatividade é extremamente importante, pois desta forma, nós, mulheres, conseguimos opinar na nossa cidade, debater, trazer respostas e pontos de vistas para gerar melhorias para todas as ferrazenses. Além disso, esta posse representa a construção de conselhos atuantes em Ferraz, que propondo direcionamentos comuns entre membros e poder público, devem resultar em avanços”, afirmou a chefe do Executivo ferrazense.

LEIA TAMBEM:  “Fome do Cão” já trocou 20 quilos de ração por tampinhas plásticas em Ferraz

Na oportunidade, também estiveram presentes o vice-prefeito, Daniel Balke, o coordenador executivo da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rodrigo de Freitas Siqueira, entre outros convidados.