O mutirão especial para a coleta de papanicolau, promovido no último sábado (22/05) pela Secretaria Municipal de Saúde, garantiu o exame para 985 mulheres suzanenses. O procedimento é um dos principais meios de rastreamento do câncer do colo de útero, sendo que os resultados das pacientes devem sair daqui a um mês. O principal objetivo da ação foi ampliar a cobertura e oferecer oportunidade às mulheres que deixaram de realizar o exame ginecológico preventivo no último ano.

De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, a atividade ocorreu ao longo de todo o sábado sem intercorrências. “A ação de coleta foi um sucesso, sendo uma experiência muito positiva para as equipes, com foco total na prevenção e orientações sobre o câncer de colo de útero e a saúde da mulher. Tenho certeza de que pudemos alcançar um número expressivo de suzanenses, sobretudo aquelas com idades entre 25 e 59 anos, mas ainda nos organizamos para uma segunda edição do mutirão, para que aquelas que não puderem comparecer possam se planejar e também fazer o exame”, explicou.

Entre as nove unidades que prestaram o atendimento, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eduardo Nakamura, no bairro Cidade Miguel Badra, foi a que recebeu a maior demanda de atendimento, com 186 mulheres. As unidades Vila Amorim e CS II também registraram movimento de 154 e 128 pacientes, respectivamente.

Já as unidades Jardim Alterópolis, Casa Branca e Tabamarajoara receberam fluxo médio de 90 a 120 mulheres acolhidas no dia. Com menos de 90 atendimentos ficaram as unidades Vila Fátima, Boa Vista e Jardim Brasil.

“Agora, além de planejar uma segunda edição do mutirão e outras ações de impacto semelhantes, o próximo passo será a entrega dos resultados dos exames coletados, que é esperado para daqui a um mês, conforme orientação repassada. Para aquelas que apresentarem alterações que merecem atenção, todo o acompanhamento será traçado, a fim de garantir acesso ao tratamento adequado o quanto antes”, afirmou Ishi.

O prefeito Rodrigo e a primeira-dama Larissa Ashiuchi também compareceram à ação a fim de cumprimentar o trabalho proposto pela pasta. “Esse é o tipo de serviço à comunidade que queremos fomentar na gestão, atuando na prevenção de doenças, garantindo mais saúde e mais proximidade junto às famílias suzanenses. Nosso único objetivo é a construção de uma sociedade melhor, em que todos tenham condições de amparo e qualidade de vida. Por isso, em nome do secretário Pedro Ishi, agradeço o empenho da secretaria e de todas as equipes envolvidas nessa ação grandiosa para nosso município”, finalizou Ashiuchi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui