A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta sexta-feira (14/05) mais um lote da vacina CoronaVac, que é o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan contra o novo coronavírus (Covid-19). A remessa com 3.110 doses deverá contemplar as gestantes e a segunda aplicação dos idosos de 64 anos, que já participaram da primeira etapa da imunização no final do mês de abril.

Além deste recebimento, que configura o 22º repasse de lotes ao município, Suzano também conta com mais 7.430 novas doses da vacina Oxford/AstraZeneca, encaminhadas à cidade no último dia 12 e que será destinada à imunização das pessoas com comorbidades acima de 50 anos e à segunda aplicação dos idosos de 80 a 89 anos, que já receberam a primeira dose do imunizante ainda no primeiro trimestre do ano, conforme prazo estipulado.

A previsão é de que as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus se reúnam para determinar um novo cronograma de trabalho para a contemplação dos públicos prioritários anunciados, a fim de garantir que as doses sejam aplicadas o quanto antes.

“Executamos a campanha de imunização em Suzano com muito planejamento, considerando o público beneficiado, os insumos e a nossa mão de obra disponível para articular a grande logística traçada para os dias de vacinação na cidade. Isso envolve não só as equipes de Saúde, mas também de outras pastas que têm desempenhado uma parceria fundamental para o sucesso da operação”, comentou o secretário de Saúde, Pedro Ishi.

Na última quinta-feira (13/05), a campanha de vacinação em Suzano alcançou a marca de 45.310 pessoas imunizadas contra a Covid-19 com pelo menos a primeira dose aplicada. O índice representa 15% da população. Deste total, 21.962 já completaram a imunização com o reforço da segunda dose, conforme o prazo estipulado para cada imunizante utilizado.

O secretário suzanense também reforçou a importância da segunda dose. “Ao concluir as duas etapas da vacinação, a expectativa é de uma resposta imunológica muito mais eficiente contra o vírus. A imunização é a nossa única arma contra a doença. Todos devem ficar atentos ao cronograma, que é amplamente divulgado no site, nas redes sociais e nos jornais. Em caso de dúvidas, o setor de Vigilância Epidemiológica também pode ser consultado diretamente por telefone”, disse.

O quadro com datas e orientações sobre a vacinação em Suzano é periodicamente atualizado e pode ser acessado pelo link bit.ly/CronogramaVacinaSuzano, disponível na página inicial do site www.suzano.sp.gov.br. Todas as informações também são diariamente atualizadas nas redes sociais da municipalidade, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano/) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano/). Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Epidemiológica é o (11) 4745-2035.