A equipe da Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba resgatou um bicho-preguiça, nesta quinta-feira, dia 29, no bairro Jardim Nova Itaquá. O animal estava enroscado aos galhos das árvores, quando avistado por munícipes, que acionaram a Guarda.

Esta operação contou com o apoio da Polícia Militar, além da orientação profissional, para que o bicho fosse transportado e retirado da forma correta pela própria guarnição ambiental. É importante ressaltar que os agentes da Guarda Ambiental passam por treinamentos constantes, por isso, realizam estas operações com tranquilidade.

A cidade de Itaquaquecetuba possui áreas de proteção ambiental permanentes (APA), logo, há trechos de matas e rios, que mantêm a diversidade de flora e fauna, portanto, a proximidade com os bairros, áreas urbanas, permitem a fácil aproximação desses animais silvestres.

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Siclanei Calstaldi, o bicho-preguiça foi enviado ao Parque Ecológico do Tietê, que reúne diversas espécies, facilmente avistadas por visitantes. “Estamos em área de preservação, por isso, é natural que apareçam animais silvestres. São bonitos, mas não recomendamos o contato físico, pois pode trazer dano para a nossa saúde”, explica Castaldi.

O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explica que “os bichos são atrativos para a população e ainda, que apareçam nas áreas urbanas, o cidadão não pode criar como um animal doméstico, isso é crime ambiental. Sempre que ocorrer algo atípico, ligue para a GCM no 153”, detalha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui