Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente mais uma vez entrou em combate contra o crime de maus-tratos aos animais. Na última segunda-feira (29/03), equipes do setor de Bem-Estar Animal e da Guarda Civil Municipal (GCM) atenderam a uma denúncia de espancamento de cachorro verificada no Jardim Suzanópolis. A mulher suspeita de cometer a violência foi conduzida ao distrito policial (DP) central, onde foi detida e disposta à Justiça.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, um vídeo da suspeita agredindo o animal circulou pelas redes sociais e foi apresentado à pasta municipal, que rapidamente articulou uma operação de abordagem à mulher. “A ação ocorreu por volta das 21 horas, contando com o apoio da GCM e do vereador Marcel Pereira da Silva, que acionou a secretaria e acompanhou todo o procedimento”, contou.

Nas imagens, a suspeita agride o cachorro com um cabo de vassoura. A mulher foi conduzida ao DP central de Suzano e apresentada ao delegado de plantão. Ao apurar os fatos, a autoridade policial deliberou a detenção da mulher, que agora está à disposição da Justiça. O animal violentado, cão macho da raça Pitbull, segue sob a guarda de um membro da família. O cachorro deverá passar por avaliação veterinária e será acompanhado pelo setor de Bem-Estar Animal.

Para o secretário Chiang, o caso demonstra a importância de se apresentar provas concretas nas ocorrências de maus-tratos ou abandono de animais. “O vídeo registrado não deixa dúvidas quanto à violência praticada contra o cachorro indefeso. Essa prova é tida como elemento essencial para comprovar o crime ambiental. Assim, conseguimos dar andamento ao caso e encaminhar a agressora à autoridade policial”, afirmou.

Para informar casos de maus-tratos ou abandono de animais a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular Cidadão Online, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-774-2007, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já a Secretaria de Meio Ambiente atende pelo número (11) 4745-2055.

Deixe uma resposta