A rede básica de Saúde suzanense passa a contar com 21 novos psicólogos. Os profissionais contratados chegaram nesta segunda-feira (29) e reforçam o quadro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, que passará de 19 para 40 psicólogos em atendimento nas 24 unidades de saúde. Desta forma, os novos colaboradores deverão auxiliar no acolhimento de pacientes que já estão em acompanhamento e atender a novas demandas de trabalho.

Segundo a pasta, os psicólogos serão apresentados nesta semana em dois dias de acolhimento e adaptação, para logo em seguida assumirem as atividades. A nova contratação representa mais agilidade no atendimento às demandas de trabalho em Saúde Mental no município.

A expectativa é de que o reforço no quadro de funcionários venha garantir o acolhimento de profissionais da linha de frente no combate à pandemia e de novos pacientes da rede, além daqueles que já estão em acompanhamento. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, as equipes têm identificado o aumento na procura do serviço, por isso a contratação é tão necessária.

Já a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Dulce Ramos, pontuou a mudança no perfil dos pacientes. “Apesar de muitos serviços eletivos terem sido suspensos neste período de pandemia, a Saúde Mental manteve os atendimentos justamente devido ao aumento das demandas, sobretudo aquelas diretamente ligadas à Covid-19. As pessoas têm enfrentado o luto e outros problemas, como o alcoolismo, ansiedade e depressão”, disse.

A ideia é garantir que cada unidade de Saúde conte com pelo menos um psicólogo à disposição. “O atendimento ocorre por livre demanda. Basta a pessoa procurar a unidade mais próxima para ser atendida. A partir do primeiro acolhimento com o profissional, o caso será avaliado e acompanhado pelo psicólogo ou encaminhado a outras especialidades. O importante é que saibamos identificar o sofrimento e buscar ajuda sempre que necessário”, destacou a coordenadora.

A RAPS também tem disponibilizado gratuitamente materiais orientativos voltados a temas específicos, a fim de garantir informação e mais qualidade de vida à população suzanense. As cartilhas sobre “Luto na Covid-19” e “Álcool e Outras Drogas na Pandemia” podem ser acessadas por meio do link http://bit.ly/SaudeMentalSuzano.

“O principal objetivo da ação é facilitar o acesso à Saúde Mental a partir de temas inerentes ao momento em que vivemos. A orientação por meio da leitura mais aprofundada é fundamental para entendermos melhor nossos próprios sentimentos e atitudes”, concluiu o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui