A Secretaria Municipal de Meio Ambiente resgatou nesta sexta-feira (19) quatro filhotes de cachorro. Os animais estavam abandonados na margem da rodovia Índio Tibiriçá, próximos à Chácara Ceres. Eles receberam os cuidados adequados e agora estão disponíveis para adoção consciente no projeto “Baby, me leva!”.

Por meio de denúncia realizada pelo vereador Marcel Pereira da Silva, a pasta acionou o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e uma equipe do setor de Bem-Estar Animal para averiguar o caso, tendo em vista o risco que os animais estariam expostos na beira da via, que tem fluxo intenso de veículos em alta velocidade. Ao chegar no local, os agentes verificaram a origem dos animais com comerciantes e moradores da região, onde foi constatado que eles realmente eram vítimas de abandono.

A cadela, mãe dos filhotes, está recebendo atendimento veterinário sob a guarda do vereador. Já os pequenos, dois machos e duas fêmeas, estão aos cuidados do setor de Bem-Estar Animal. Todos têm a castração garantida pela prefeitura quando atingirem a idade necessária. As fotos de todos os animais acolhidos pelo projeto de adoção consciente “Baby, me leva!” são divulgadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Suzano, seja no Facebook(https://pt-pt.facebook.com/prefsuzano) ou no Instagram(https://www.instagram.com/prefeituradesuzano/?hl=pt-br). Os interessados podem ligar para o telefone (11) 4749-3943 e agendar um dia e horário para conhecê-los no PlayPet.

O “Baby, me leva!” é realizado pelo PlayPet com o apoio da pasta de Meio Ambiente. Desde fevereiro, a administração municipal tem parceria com Organizações Não Governamentais (Ongs) e protetores de animais da cidade para impulsionar as adoções conscientes no município, visando utilizar o alcance dos meios de comunicação da prefeitura para fortalecer a iniciativa.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, o projeto já encontrou novas famílias para 14 animais em apenas dois meses de atuação e a expectativa é que muitos mais sejam beneficiados. “Seguimos atendendo denúncias e ampliando as ações em redes sociais para garantir que todos os que foram acolhidos, sejam pela prefeitura ou pelos protetores do município, encontrem o lar repleto carinho que eles tanto merecem”, afirmou.

Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono de animais, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-774-2007, além da equipe de Bem-Estar Animal, pelo número (11) 4745-2055.