O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, participou de encontro com membros do Rotary Club de Suzano nesta semana para apresentar as ações, planos e metas para o desenvolvimento do município neste ano. A reunião foi realizada por meio da plataforma on-line Zoom, em respeito às determinações municipais de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Na oportunidade, Chiang relatou aos participantes como funciona a estrutura da pasta e seus departamentos, que contam com inúmeros técnicos e especialistas. Ele também explicou o planejamento anual para o âmbito do meio ambiente de Suzano, com participação ativa dos setores integrados à gestão, como o Bem-Estar Animal, responsável pela fiscalização e resgate de animais, e o Cata-Treco, projeto que recolhe objetos inservíveis pelos bairros e, com isso, diminui o descarte irregular na cidade.

Segundo ele, Suzano está trabalhando em conjunto com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para desassorear rios que cortam a cidade, como o Taiaçupeba-Mirim, e com isso evitar futuras enchentes, o que garante mais segurança aos moradores. Além disso, existem projetos de arborização e de educação ambiental em andamento, que serão implementados no município em breve.

O chefe da pasta frisou a importância de buscar recursos no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para fornecer melhorias à cidade. Atualmente, Suzano tem seis projetos com financiamento da Fehidro, por meio da prefeitura e do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

O secretário ressaltou a importância do Condemat para ampliar o diálogo com as cidades da região e facilitar a atuação em prol do meio ambiente, pois muitos resgates e ações realizadas pela pasta acontecem nas divisas de Suzano.

Por fim, Chiang afirmou que existem projetos em andamento para trazer a participação de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Suzano ao serviço público. Isso porque a instituição conta com curso técnico de Meio Ambiente. O objetivo é agregar experiência profissional aos jovens e fortalecer a atuação da pasta.

“Seguimos ampliando esforços para levar melhorias a todos os bairros do município e acolher animais em situações de vulnerabilidade, como abandono ou maus tratos. Por meio de trabalho conjunto com outras secretarias, conseguimos fortalecer ações de preservação ambiental e coibir irregularidades. Juntos, trabalhamos para beneficiar a população e tornar Suzano uma cidade cada vez mais sustentável e repleta de verde”, afirmou.

Estiveram presentes no encontro a diretora da pasta de Meio Ambiente, Solange Wuo, o presidente do Rotary Club de Suzano, Fernando Moreira, diversos associados do clube de vários municípios e membros do Interact, setor do Rotary voltado para jovens.